Fim da carreira
 

18/12/2013 - O assistente de arbitragem Márcio D’Ávila Tragante, 37 anos, anunciou o fim da sua carreira como assistente da Federação Paulista de Futebol. Segundo Márcio, ele tomou essa decisão por não ter mais tempo o suficiente para se dedicar a arbitragem como antes. Também relata as lesões, algumas delas graves, que apareceram devido aos treinamentos interrompendo por longos períodos as atividades como outro fato para tomar a decisão. Segundo ele, foram 12 anos de muitas dificuldades, mas também de várias conquistas e que infelizmente, ultimamente os treinos se tornaram uma carga difícil de suportar, bem diferente de algum tempo atrás quando era prazeroso realizar os treinamentos que eram bem menos exigentes.

No seu relato de despedida, o agora ex-assistente informa que ganhou muito peso e que precisou em um determinado momento decidir entre o trabalho e a arbitragem e após colocar tudo na balança, decidiu por encerrar a carreira. O ex-assistente diz que não guarda magoas de ninguém na comissão de arbitragem, mas frisa que em alguns momentos se sentiu injustiçado e entende que isso acontece em todos os segmentos da sociedade. Por fim ele agradece primeiramente a Deus que lhe deu um dom abençoado, a atual CEAF paulista pela oportunidade de realizar uma parte do seu sonho e a sua mãe, pois graças a ela pode realizar o curso em 2000 com muito sacrifício.

Marcio D’Ávila Tragante formou-se árbitro em 2001, é de Bauru (285 KM da capital São Paulo), tem 37 anos,  casado com Ana Paula de Souza, é Vendedor e pertencia a categoria prata do ranking da FPF. Nesses doze anos de apito foram 3 finais de campeonatos, 2 pré-temporadas, 13 jogos na 1ª divisão e nenhuma punição.

 
Começou o blá blá blá!
 

12/12/2013 - Foi aberta oficialmente a temporada das pré-temporadas de arbitragens pelo país. De hoje até o inicio dos campeonatos regionais em 2014, os instrutores da CBF deverão estar na quase totalidade dos estados do país com tudo bancado pela “bondosa” CBF. Tudo em nome da qualidade ou de votos para a Marco Polo Del Nero na próxima eleição da CBF!

Começou hoje a pré-temporada da arbitragem alagoana. De hoje até a próxima sexta feira (13) os instrutores locais juntamente com o instrutor Manoel Serapião e a psicóloga Marta Magalhães enviados pela CBF farão trabalhos de campo e infinitas palestras para tentarem recolocar as coisas nos seus devidos lugar. É certo que os árbitros precisam treinar, precisam se aperfeiçoar, mas eles realizam esse mesmo tipo de treinamentos ha anos e a qualidade se não piorou, também não melhorou. Também é certo que o problema principal do quadro local esta na cabeça e na falta de pernas para realizar os testes físicos. Se eles corressem com as línguas, certamente todos seriam aprovados.

Novidade desse ano é a presença da psicóloga Marta Magalhães, talvez por saber dos conflitos e do profundo racha no quadro alagoano, Sérgio Corrêa de forma acertada enviou a profissional para trabalhar a cabeça dos árbitros, pois estes primeiro precisam acertar a mente, deixar as fofocas e disse me disse de lado, recuperar o foco na função para a qual serão designados e só depois pensar em algum tipo de atividade. Apesar do sucesso profissional na carreira, apenas uma Dra. Marta é pouco para o tamanho dos problemas e rejeição que ele vai enfrentar. Para complicar o cenário que é o pior possível, na semana passada, no primeiro teste físico de verdade que foi realizado no estado, cerca de 50% do quadro ficou reprovado.

Publicidade
 

Imperador

 

11/12/2013 - Alguns associados mais antigo do Safesp - Sindicato dos Árbitros de São Paulo - reclamam da forma como o atual presidente Arthur Alves Junior tem tratado os assuntos relativos à entidade, principalmente a pessoas que fazem ou que fizeram oposição no passado. Para eles, Arthur dirige a o sindicato como se fosse um imperador com poderes ilimitados fazendo das dependências da entidade uma extensão de sua casa.

Recentemente o site da entidade que só fala do imperador e que é mantido por um funcionário da Federação Paulista de Futebol – casa onde também trabalha Arthur - noticiou a morte do ex-árbitro Paulo Roberto Garbe. Eles não são contra as notas fúnebres que informam o falecimento de amigos que por circunstâncias da vida ficaram distantes, mas reclamam que a mesma atenção não é dada a outros nas mesmas situações que foram ignorados.

Os mais antigos citam dois casos, o de Joel Juventino falecido há cerca de cinco anos e Hélio Coelho falecido em 2012 que foram ignorados pela diretoria do Safesp e esquecidos pelo site que não publicou nota fúnebre na ocasião como prova de que mesmo depois de mortos, os membros da oposição são tratados com desprezo e falta de humanidade lembrando que mesmo sendo de outra ala, eram associados e mereciam as mesmas honrarias dos demais.

 
 
Ultimo jogo
 

06/12/2013 - O assistente catarinense do quadro CBF, Eberval Lodetti, fará neste sábado o seu último trabalho em jogos profissionais de sua carreira. Lodetti irá atuar como árbitro assistente n.º 1, no jogo válido pela 38ª rodada da Série A, entre Náutico e Corinthians, na Arena Pernambuco, em Recife. 

Lodetti completou 45 anos no ultimo dia 25 de outubro, idade máxima permitida para um árbitro trabalhar em campeonatos da CBF. "A gente nunca espera por esta despedida, ainda mais quando a gente gosta muito do que faz. Por causa da arbitragem fiz muitas amizades e conheci várias cidades em todo o Brasil que jamais imaginaria conhecer. Ainda no próximo ano pretendo fazer um curso para ocupar uma vaga de assessor na CBF para poder continuar atuando nesta área, ajudando os novos árbitros", planeja Lodetti o assistente. 

Filho do árbitro Waldir Lodetti, que atuou nos anos 70 e 80, Eberval iniciou sua carreira em 1994. Neste mesmo ano trabalhou na final do Campeonato Regional da primeira divisão na partida entre Meleiro e Mãe Luzia. Em 1995, entrou para o quadro de arbitragem da Federação Catarinense. E em 2003, já era assistente CBF. 

 
Tirania II
 

05/12/2013 - Nos próximos dias 20, 21 e 22 de dezembro, Salmo Valentim tentara reunir os árbitros do nordeste no Hotel Casa Branca em Recife. Os assuntos a serem discutidos no congresso regionalizado serão os mais nobres possíveis para a categoria, entre eles o patrocínio e taxas da Copa Nordeste, direito de Imagem, uniformes, diárias, meio de transporte, inclusão dos árbitros dos Estados do Piauí e Maranhão, melhores condições de trabalho e futuro da arbitragem com a profissionalização.

Segundo informações, os árbitros da Paraíba estariam sendo supostamente ameaçados e proibidos por parte da Federação Paraibana de Futebol para não participarem do encontro. A reunião com os árbitros do quadro nacional - Broney Machado, Clizaldo Luiz, Eder Menezes, Emanuel Diniz, Jose Maria, João Bosco, Jose Renato, Luiz Felipe, Marcio Freire, Oberto Santos, Kilden Tadeu e Renan Roberto - convocada pela CEAF-PB  para as 17hs da próxima segunda-feira (09), é denominada de trabalho, mas seria para tentar descobrir no meio quem esta repassando informações das irregularidades para a imprensa e para informar a proibição dos árbitros seguirem para Recife.

O quadro esta assustado com a repercussão das ultimas noticias sobre os bastidores e temem represálias por parte da FPF o que não mudaria muita coisa devido as poucas escalas que são destinadas ao árbitros do estado devido as suspeitas de irregularidades relatadas em diversas matérias na imprensa nacional.

Fora da Paraíba, a repercussão da gravação foi a pior possível, provou mais uma vez que a maioria dos árbitros árbitros daquele estado tem compromisso com a presidente da Federação e não com eles mesmos.

 
Pode ser preso
 

23/11/2013 - A saída polêmica do meia Matheus Índio do Vasco da Gama  e da Seleção brasileira sub-17, ganhou mais um capítulo esta semana. O advogado do atleta, Aldo Giovani Kurle, pediu nesta sexta-feira (22) a prisão do presidente da FFERJ, Rubens Lopes. O motivo é o descumprimento de uma ordem judicial de liberação do jogador - pretendido pela Penapolense. O clube paulista inclusive chegou a confirmar a assinatura de contrato por três temporadas com o jogador, de 17 anos, mas acabou adiando a apresentação, já que a Ferj não autorizou a transferência. O Vasco notificou o clube paulista alertando sobre possíveis consequências de assinar com o atleta - já que o processo ainda corre na justiça.

Em 11 de outubro, o TRT-RJ rescindiu o contrato do atleta com o Vasco. Em 5 de novembro, o TRT enviou notificação à Ferj, que mesmo assim, não autorizou a transferência. A ação também pede multa diária de R$ 20 mil por descumprimento.

O imbróglio entre o clube e o jogador envolve atraso no pagamento de salários e depósito de FGTS. A defesa alega que o clube extrapolou os três meses previstos por lei e por isso pediu o desligamento do jogador. O jurídico do Vasco recorreu da decisão negando os atrasos no pagamento.

 
Del Nero concorrera à reeleição na FPF
 

21/11/2013 - Apesar de já ter começado a campanha para a CBF, Marco Polo Del Nero terá antes uma outra eleição para participar. No início de 2014, o dirigente deve se reeleger como presidente da Federação Paulista de Futebol, cargo que ocupa desde 2003. De acordo com a apuração, ele, que também é vice da CBF e braço-direito de José Maria Marin, tinha como idéia inicial apoiar Reinaldo Carneiro Bastos, atual vice da FPF, para a sua sucessão, o que já era esperado dentro da entidade. No entanto, há algumas semanas, o cartola mudou seus planos.

Segundo pessoas próximas, Del Nero vai fazer as eleições da FPF entre janeiro e fevereiro do ano que vem e vai manter Bastos como seu vice. O cenário mais provável é o da conformação de apenas uma chapa. Comandando a federação mais influente do país, o dirigente garante, dessa forma, sua permanência no futebol por pelo menos mais quatro anos, independentemente das eleições para a CBF. Se Marco Polo for eleito para substituir Marin, Reinaldo dará seguimento na gestão na FPF.

Para a CBF, a chapa de oposição que se articula com o ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez começa a ganhar corpo, cada vez mais. O grupo indicará o nome do candidato para concorrer com Del Nero até o final deste ano. O presidente da Federação do Rio Grande do Sul, Francisco Novelletto, é o mais cotado para o posto até o momento, por causa da rejeição do paulista. Rubens Lopes, da Carioca, também faz parte do movimento. 

Publicidade
 
Três mudanças no quadro FIFA
 

18/11/2013 - Segundo informações vindas de um alto dirigente da CA-CBF, a lista de árbitros internacionais (FIFA) não deverá sofrer mais do que três alterações a titulo de requalificação do quadro para 2014, uma delas forçada (Altemir Hausmann). Todas as alterações serão feitas no quadro de assistentes.

Uma seria a substituição do árbitro assistente carioca Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa, que foi promovido de forma irregular no inicio deste ano pelo ex-chefe do apito Aristeu Tavares. O sergipano Cleriston Clay Barreto Rios é o favorito para ocupar a vaga. A outra seria a promoção da catarinense Nadine Schram Câmara Bastos que segundo o dirigente ocupará a vaga da gaúcha Tatiana Jacques Freitas. Tatiana teve complicações médicas no inicio de 2013, supostamente teria sofrido uma  isquemia cerebral não tendo trabalhado mais em nenhuma partida desde então.

Outra mudança, esta já certa, será a substituição do gaúcho Altemir Hausmann que se aposenta no fim deste ano por ter completado 45 anos, idade limite estabelecida pela FIFA para árbitros exercerem a função. O paranaense Bruno Boschillia é o candidato mais forte para ficar com o escudo do polêmico assistente gaúcho.

No mais, segundo o dirigente, a lista continuará a mesma, inclusive com a permanência no quadro do paulista Wilson Luiz Seneme, um dos melhores do país, mais sem condições físicas para suportar os rigorosos testes físicos.

A do Capixaba Pablo dos Santos Alves. Caso isso ocorra, ele ocuparia a vaga do Paulista Wilson Seneme, do Carioca Marcelo Henrique ou do alagoano Francisco Carlos do Nascimento.

 
Valorizados
 

05/11/2013 - Antes da profissionalizada da arbitragem naquele país, a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), encomendou um estudo para analisar a viabilidade. Os resultados preliminares foram divulgados e apontam para um salário anual bruto de €72 000 Euros. A idade limite para exercer a arbitragem profissional vai até aos 50 anos de idade.

Contudo, poderá não haver consenso: haverá quem ache muito, outros acharão pouco. O que ninguém discorda é que o árbitro, sendo uma das peças mais importantes da modalidade, tem que se dedicar o tempo inteiro e remunerado de acordo com os valores que regulam a atividade. A exigência será certamente maior e a tolerância ao erro menor, mas a vertente econômica vai ser certamente um atrativo enorme para captar recursos para a arbitragem. Além do mais, números tão elevados tornam os árbitros menos suscetíveis a quaisquer tentativas de corrupção.

 
Denuncia rejeitada
 

30/10/2013 - A Associação Nacional de Ex-árbitros (ANEAB) deu entrada no inicio de outubro no Ministério Público com denúncias contra o Saperj-Sindicato dos Árbitros do Rio de Janeiro presidido por Jorge Fernando Rabello e contra a COOPAFERJ-Cooperativa de Árbitros presidida por Messias José Pereira.

O SAPERJ foi denunciado por fraude nas alterações estatutárias do sindicato e por ausência de representatividade da categoria por seu presidente ser dirigente em todas as entidades da arbitragem carioca deixando os árbitros refém de suas decisões. Já a Coopaferj foi denunciada por supostas sonegações de impostos que seriam desviados das taxas de arbitragem.
O Ministério Público acatou a solicitação e deu um prazo de 10 dias para que os acusados se defendessem das acusações. 

Após as devidas respostas das entidades de classe, a denuncia contra a Coopaferj foi rejeitada por falta de fundamentos e por o órgão não ser o local apropriado para investigar a denuncia segundo o despacho, devendo a associação dos ex-árbitros procurar a esfera cível para ajuizar a ação.

Segundo informações vindas do Rio de Janeiro, a Coopaferj estaria estudando uma forma de reverter a ação contra a associação dos ex-árbitros pedindo uma reparação por ter tido sua imagem maculada devido a repercussão de matérias jornalísticas sobre a ação.

 
Melhorando
 

10/10/2013 - O jogo foi tranqüilo, não exigiu muito da arbitragem, foram só 23 faltas (14 do São Paulo e 9 do Cruzeiro) e quatro amarelos (dois para cada equipe), mas nos momentos cruciais o árbitro Jailson Macedo Freitas simplificou não procurando pelo em ovo como a grande maioria dos árbitros chamados de "caseiros" gostam de fazer, principalmente em lances para os times mandantes. O baiano acertou não assinalando pênaltis quando o Cruzeiro pediu em lances onde não houve infração alguma e também ao dar o amarelo, ao invés do vermelho quando jogadores do São Paulo pediram, para Dagoberto, atacante da raposa.

Mesmo com atuação de maneira coerente, usando o mesmo critérios para ambos os lados, o bom baiano de 42 anos esta longe das atuações quase que perfeitas de 2012. Por ter sido para muitos o melhor da temporada passada, começou 2013 de salto alto e a qualidade das suas arbitragens caíram vertiginosamente a ponto de ser criticado em varias partidas, inclusive aqui no Apitonacional.

Nessa partida (Cruzeiro 0x2 São Paulo), Jailson Macedo Freitas se mostrou bastante concentrado e focado no jogo, consequentemente não cometeu nenhum erro que pudesse mudar o resultado final. Quando a arbitragem passa despercebida e não interfere no resultado, o jogo é definido nos erros e acertos dos atletas. Sorte e azar também pesam.

Até esta partida disputada no Mineirão (09), o moço de Sapeaçu-BA, que é do quadro especial da CBF apitou dez jogos da Série A, quatro da B e dez pela Copa do Brasil. Já esta escalado para o clássico catarinense entre Avaí e Chapecoense no sábado (12) em Florianópolis pela Série B e será arbitro adicional de Atlético-PR x Portuguesa no domingo em Curitiba. Função que exercerá pela primeira vez este ano.

 

Levou cabeçada

 

13/09/2013 - Segundo informações contidas na súmula da partida Chapecoense 1x0 Boa, valida pela 20ª rodada do campeonato brasileiro da Série B, disputada no dia 06 de setembro na Arena Condá em Chapecó, o quarto árbitro Ronan Marques da Rosa foi agredido com uma cabeçada desferida pelo técnico da Chapecoense Gilmar Dal Pozzo.

O relato do árbitro Pablo dos Santos Alves informa que aos 44 minutos da etapa final, após ser repreendido pelo quarto árbitro, Dal Pozzo desferiu uma cabeçada em Ronan na altura do seu rosto que, ferido, supostamente teria tentado passar a informação ao árbitro não sendo possível por uma falha na comunicação via radio. O relatório do árbitro deixa duvidas quanto a falha na comunicação, pois como houve a agressão relatada, o quarto árbitro teria obrigação de arrumar alguma forma de informar o ocorrido ao árbitro que certamente expulsaria o agressor. Nos bastidores comenta-se que Ronan teria deixado  de passar a informação por temer represálias do presidente da FCF presente no estádio e pela fama de ser o árbitro mais medroso de Santa Catarina.

A presença do presidente da Federação Catarinense de Futebol Delfim de Pádua Peixoto - também conhecido como reizinho barriga verde – nos estádios não seria somente nas tribunas com se espera dos dirigentes, ela seria também nos vestiários da arbitragem, pois segundo relato dos árbitros, quando eles chegam aos vestiários já dão de cara com o dirigente, fato que ocorreria de forma freqüente em todas as partidas da CBF disputada em solo catarinense. Os árbitros reclamam e dizem que o reizinho só os cumprimenta não falando nada sobre as partidas, mas eles entendem sua presença nos vestiários como uma “certa” pressão sendo que não podem fazer nada devido o mesmo ser presidente da FCF.

A pergunta que fica é: será que o poderoso Sérgio Corrêa que adora proibir os árbitros de tudo, inclusive de que estes usem o facebook teria coragem de proibir o reizinho de freqüentar os vestiários da arbitragem? Claro que não, pois ele tem juízo e peitar dirigentes não é uma das principais virtudes deste omisso e pelego dirigente que não é "tão" poderoso assim.

Publicidade
 
 

De saída?

 

13/09/2013 - Jorge Fernando Rabello,  multi presidente de todos os cargos importantes da arbitragem carioca estaria estudando uma saída estratégica para deixar os cargos que ocupa e passar assim a usufruir melhor do patrimônio que adquiriu ao longo da sua carreira, principalmente quando se tornou dirigente da arbitragem. Rabello que estaria com dificuldades para controlar sua suposta diabete nervosa por conta das suspeitas e seguidas denuncias contra a arbitragem carioca, tem dito aos mais próximos que não precisa mais passar por essas situações para ele constrangedora se mostrando abatido e entediado com o poder.

Do sindicato ele já teria saído, pois raramente vai na sede ou toma parte nas decisões da entidade se tornando um fantoche que é usado pelo nome muito influente entre os árbitros. Já na comissão de arbitragem, Informações de dentro da cúpula da FERJ dão conta que Rabello prepara sua saída da COAF, mas antes prepara caminho para colocar o ex-árbitro Willian Nery de Souza em seu lugar. Segundo essas informações, os ex-árbitros Gutemberg de Paula Fonseca – que supostamente seria sócio de Rabello - e Willian Nery de Souza mantém uma amizade mais próxima com Rabello inclusive sendo os únicos que freqüentam a casa do dirigente com certa regularidade. Como Nery é aliado e do grupo que apóia Rabello há vários anos, o atual presidente seria brindado contra possíveis ataques e investigações da sua para muitos, administração ditatorial implantada na arbitragem carioca nos últimos oito anos.

 
Reteste físico
 

12/09/2013 - A CBF definiu que será na pista de atletismo do Ibirapuera em São Paulo o reteste físico para árbitros do quadro RENAF com pendências físicas. Os testes serão no dia 03 de outubro, uma quinta-feira a partir das 18:30hs.

Esta convocados os árbitros Francisco Pereira de Lima (PI), Suelson Diógenes de França Medeiros (RN), Arnoldo Vasconcelos Figarela (RO),  José Henrique de Carvalho (SP) e os assistentes Marcio Luiz Augusto (SP), Gelson Pimentel Rodrigues Serra (ES), Winiston Ainaran Gomes Facuri (PA), José Valmir dos Santos Xavier Timon (PI), Ivaney Alves de Lima (SE) e os assistentes com liminar do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Marçal Rodrigues Mendes e Vinicius da Vitória Nascimento.

As atividades terá presença de  Antônio Pereira da Silva ou Nilson de Souza Monção representando a CA-CBF e a supervisão de Paulo Camello, que é o responsável pela parte física dos árbitros.

 
Ingrato!
 

10/09/2013 - Um árbitro de Brasília, que por enquanto não terá seu nome revelado, enquanto brigava na justiça para ter seu nome incluído na RENAF - relação nacional de árbitros da CBF - dava entrevistas seguidas respondendo qualquer assunto abordado.

Agora que vem atuando com regularidade inclusive em jogos da série A do Campeonato Brasileiro e apitando em outras divisões, não responde mais aos contatos da imprensa.

A atitude, já esperada, só repete o que todos, sem exceção fazem quando estão precisando de ajuda e depois somem de forma ingrata e sem retribuir de alguma forma a ajuda recebida.

Publicidade
 
 
Corroído pelo poder
 

04/09/2013 - Um conhecido dirigente da arbitragem carioca de personalidade forte, mas com poucos neurônios e nenhum cabelo na cabeça vive um quadro depressivo de dar dó, principalmente quanto tem que retornar para sua casa e passar as noites tomando elevadas doses de remédios para controlar a depressão, a diabete alta e enfrentar a solidão profunda de um senhor sem família e amigos verdadeiros.

Pelo cargo que ocupa, o dirigente vive cercado de pessoas que procuram nele algum tipo de vantagem. Tem um árbitro que sempre que viaja para suas “maratonas” no exterior costuma presenteá-lo com presentes caros e sempre que pode leva o mesmo para comer pizza regrada a vinhos caríssimos. Em suas datas comemorativas, altas festas são realizadas todas elas bancadas pelos árbitros em busca de escalas como uma que houve recentemente onde o dirigente juntamente com seu chefe deitou falação contra este veículo de comunicação.

Este personagem conquistou muito poder, dinheiro e até mesmo um carro importado nos últimos anos, mas para isso teve que usar de ameaças e truculências. Agora esta pagando um preço alto, pois perdeu a família que ele queria junto “demais” e as amizades verdadeiras. Já teve momentos de crise tão profunda que um ex-assistente teve varias vezes que se deslocar até sua residência altas horas da noite para impedir que este cometesse atentado contra sua própria vida (suicídio). Ultimamente, conta com o apoio de um árbitro que em busca de espaço e de escalas, passa noites em claro ouvindo as lamentações do dirigente.

 
   
Dirigentes ultrapassados
 

02/09/2013 - Vivemos na era da informática, temos hoje a disposição computadores super avançados que são capazes de processar milhões de dados por segundo tornando disponível qualquer tipo de informação de forma instantânea, mas mesmo com tudo isso a disposição, à comissão de arbitragem da CBF e seus membros vivem no passado, ainda trabalham como se estivessem no século 20, mas não são sós os dirigentes que são ultrapassados, seus métodos e equipamentos também são. No ultimo domingo jogaram Coritiba x Internacional em Coritiba e o quarto árbitro foi à esperança paranaense o jovem Paulo Alves Junior. Muito justa e merecida à escala não fosse por um simples detalhe, o pai do árbitro é Paulo Roberto Alves, supervisor de futebol do Coritiba. Dirigentes e membros da comissão técnica do Internacional chegaram a questionar a escala do quarto árbitro querendo saber se no estado não havia outro que fosse neutro que pudesse desempenhar a função.

Para preservar os árbitros, poupa-los de comentários maldosos e evitar que passassem por constrangimentos como esse, bastaria que a CA-CBF se modernizasse e passasse a fazer uso de um simples aplicativo que avisasse toda vez que um árbitro tivesse impedimento para atuar em partidas de determinados clubes. Pelas informações, esse controle depende exclusivamente da memória do chefe Sérgio Corrêa e do caderno onde ele tem catalogado todos os problemas ocorridos com cada arbitro nos últimos oito anos. Mas pelos graves problemas de saúde enfrentados nos últimos dois anos, a memória do poderoso chefão do apito já não é mais a mesma e vários problemas que não ocorriam agora vem ocorrendo.

Poderes diminuído!
 

02/09/2013 - Quem quiser fazer qualquer tipo de reclamação sobre as escalas dos assistentes em competições da CBF não deve mais procurar Antônio Pereira da Silva, chefe da comissão de arbitragem daquela casa e sim seu secretario Nilson de Souza Monção.

Devido à letargia contagiante do gigante do serrado que teimava em escalar sempre os mesmos assistentes e principalmente de seu estado, lhe foi sugerido pelo seu chefe Sérgio Corrêa que repassasse esta tarefa ao secretario Monção. A ordem foi aceita sem reclamar, pois a única preocupação de Tonhão desde que se aposentou no apito é ter um cargo não importando qual seja de onde possa retirar seu sustento, jamais ele iria criar problemas e colocar seus vencimentos que não são pequenos em risco.

A estratégia é maquiavélica é tem dupla finalidade, pois além de dividir o poder sendo mais fácil de manipular, já visa à mudança que ocorrerá quando Marco Polo Del Nero assumir definitivamente a CBF devendo levar seu coronel preferido para ocupar o cargo de Tonhão. Como Marinho não entende nada de arbitragem, teria em Monção seu principal ajudante de ordem.

Vida dupla!
 

28/08/2013 - Essa é de lascar! Rola de boca em boca nos bastidores da arbitragem candanga que um ex-árbitro carioca que foi expulso da FERJ e se tornou jornalista segundo ele, mais informações dão conta que seu diploma é falso assim com é sua vida dirigindo um táxi pirata pelo Rio de Janeiro onde carrega alguns árbitros e dirigente sendo inclusive certa vez detido pela policia dentro do veiculo duble amarelo, leva uma vida dupla, de dia diz que é homem e de noite pega homem!

Não temos nada contra quem leva esse tipo de jornada dupla, cada um faz o que quer e se o que ele da é dele e se tem quem quer, boa sorte. Ocorre que esse falso jornalista costuma posar de machão e achincalhar nas suas colunas de fofocas atacando as particularidades de alguns árbitros quando na verdade faz bem pior. Bem no estilo do macaco que senta no rabo para apontar o rabo alheio!

Segundo as informações que vem direto da Capital Federal, um dirigente da arbitragem candanga muito conhecido nacionalmente e muito ligado a essa personagem pitoresca tendo inclusive bancado suas inúmeras viagens ao seu estado por assuntos amorosos e fora da arbitragem, teria sido pego no flagrante pela sua esposa brincando de papai e mamãe com o falastrão. Claro que a mulher traída pediu de imediato o divorcio.

Nós vamos sim e continuaremos indo aos lugares onde não somos convidados, desde que a constituição brasileira nos permita e para trabalhar, não para tomar marido de ninguém como relatado acima, até mesmo porque apesar de não termos preconceito contra ninguém, somos fiel seguidores de Adão e Eva. Também se provocado, responderemos sempre no mesmo tom ou pior. Que se cale quem tem telhado de vidro!

Novelletto candidato a presidência da CBF

 

19/08/2013 - O mandato de Jose Maria Marin no comando da CBF vai até 2015, mas a eleição para novo presidente será em abril de 2014, pouco antes da Copa do Mundo. Fortalecido com o título da Copa das Confederações, mas ainda sem trânsito junto ao governo federal que evita de todas as formas uma aproximação, José Maria Marin vem visitando as sedes das federações de futebol dos principais Estados do Brasil em busca de votos para Marco Polo Del Nero, candidato natural da situação à presidência da CBF em 2014. O paulista é uma espécie de sombra de Marin. Manda sem aparecer.

Segundo informações vindas do Rio Grande do Sul, no momento, Novelletto mesmo sem admitir é mais candidato do que nunca.  O candidato gaúcho tem apoio nos bastidores das federações que são rebeldes e contra o candidato paulista. A candidatura já conta com apoio declarado da federação do Rio de Janeiro e já teria pelo menos outros 9 votos garantidos. O grupo corre atrás de aliados de Marco Polo para tentar virar de lado os votos da situação.

Como Andrés Sanches que também é candidato vem dividindo votos com Marco Polo, alguns políticos contrários a dupla atual da CBF tem visto como boa opção o Gaúcho na presidência. Ao contrario de seu adversário, o gaúcho tem boa influência em Brasília, é visto como alternativa pelo governo Dilma e vem ganhando forças a cada dia, até mesmo por que para muitos ele faz um bom trabalho no RS. Quem viver verá...

Barrado na Arena Grêmio
 

14/08/2013 - O árbitro da partida entre Grêmio e Cruzeiro, Paulo César Oliveira, na noite desta quarta-feira (14), na Arena Grêmio, teve de dar explicações durante 20 minutos para acessar o estádio e poder trabalhar. Ele foi impedido de entrar no estádio por seguranças.

Segundo o repórter da Rádio Gaúcha, André Silva, PC tentou argumentar e cogitou, inclusive, retornar ao hotel no qual estava hospedado, em Porto Alegre, caso a confusão continuasse.

Leitura labial
 

14/08/2013 - Arthur Alves Junior, membro da comissão de arbitragem da Federação Paulista de Futebol, disse durante os testes físicos dos árbitros FIFA na semana passada em São Paulo que os árbitros da FPF estão proibidos de colocar a mão na frente da boca para esconder o que estão falando durante as partidas.

Segundo o dirigente, a arbitragem não deve ter nada a esconder, deve sempre agir de forma transparente no que diz e nos seus atos. Também disse que considera ridículo um árbitro esconder a boca para que não seja feita leitura labial do que esta falando, gesto que está sendo muito utilizado pelos apitadores ultimamente.

Apito de visão
 

13/08/2013 - Na terça feira da semana passada, dia 06 de agosto, após os testes físicos realizados pela FIFA em São Paulo onde quatro árbitros foram reprovados, a ANAF-Associação Nacional dos Árbitros de Futebol solicitou a CA-CBF que esta continuasse escalando os reprovados por entender que os mesmos tinham realizados outros testes anteriormente. O Apitonacional não concordou por entender ser injusto com os aprovados e contra os regulamentos da arbitragem.

Na noite após os testes, durante reunião com os representes da ANAF, o árbitro paulista Guilherme Ceretta de Lima que segundo informações estaria pesando mais de 100 quilos, não dando bola para os regulamentos era o mais entusiasmado com a possibilidade de ser escalado mesmo tendo sido reprovado horas antes, demonstrando claramente estar mais preocupado com as escalas do que com qualquer outra coisa.

Oposto do árbitro paulista, o alagoano Francisco Carlos do Nascimento que sofreu uma contusão muscular no primeiro tiro de 40 metros abandonando os testes e consequentemente sendo reprovado, preocupado com a repercussão, solicitou a comissão de arbitragem da CBF que só o escalasse novamente após ser aprovado no reteste que será no dia 13 de setembro em Santa Catarina.

Chicão que já chegou a solicitar - não foi atendido - testes físicos padrão CBF para todos os árbitros de Alagoas demonstra mais uma vez seu companheirismo e visão batalhando para que os regulamentos sejam cumpridos e que todos sejam tratados de forma igualitária.

Publicidade

 

 

Vergonha nacional!
 

08/08/2013 - Começa a ser revelado os motivos pela negativa por parte da CA-CBF para a cobertura da imprensa especializada dos trabalhos desenvolvido esta semana com os árbitros em São Paulo. Um deles é no mínimo vergonhoso e mostra a falta de preocupação dos dirigentes do apito com os árbitros. Segundo informações obtidas com participantes dos treinamentos de São Paulo, somente os árbitros FIFA tiveram suas despesas de deslocamentos pagas pela entidade.

Os aspirantes FIFA e promissores tiveram que arcar do próprio bolso com as despesas para passarem pelos treinamentos, o que deveria ser de responsabilidade da CBF, pois os dirigentes da entidade não cansam de dizer que arbitragem não é despesa e sim investimento. Pelo jeito, em vez de investidores, os dirigentes são mesmo especuladores que investem com dinheiro alheio, pois enquanto os árbitros ficam dias longe de casa e de seus empregos correndo todo tipo de riscos, eles, os dirigentes, ficam hospedados em hotéis de luxo e ganhando gordas diárias da CBF.

Fim da taxa!
 

08/08/2013 - Mesmo sendo a mais rica do país, a Federação Paulista de Futebol cobrava há mais de quarenta anos, taxa atualizada de R$ 100.00 reais de inscrições de todos os árbitros nos finais de ano referente às inscrições para o quadro de árbitros da entidade para o ano seguinte.

Uma série de documentos é exigido para a inscrição anual e entre eles a taxa que o árbitro pagava para dar entrada com a documentação exigida. Segundo a FPF, a taxa foi extinta e em 2014 não haverá mais a cobrança.

O Apitonacional consultou alguns árbitros e ouviu dos mesmos que a medida que já era para ser tomada há muito tempo é insuficiente e apontam a obrigatoriedade de serem associados da Cooperativa ou do Sindicato como um dos pontos que precisam ser mudados. Para eles, mesmo não estando escrito em nenhum documento, o árbitro que não tem um nome consolidado na arbitragem, terá dificuldades nas escalas se não fizer jogos pelo Sindicato ou até mesmo pelo clube do Tremembé do qual o chefe do apito paulista é o principal dirigente.

Membros da FIFA critica trabalhos no Ibirapuera
 

07/08/2013 - Mesmo proibindo e procurando esconder os bastidores (seu calcanhar de Aquiles), a CA-CBF não consegue esconder a falta de organização dos dirigentes do apito. O ultimo trabalho realizado em Goiânia foi um estrondoso fracasso onde por falta de planejamento, alojaram os árbitros em um hotel ainda em construção e teve o final melancólico que todos já sabem com a demissão do então chefe do apito Aristeu Tavares por falar demais!

Desta vez em São Paulo, o alojamento é o melhor possível estando todos alojados em um luxuoso hotel de cinco estrelas na zona sul da capital paulista. Como já era esperado, os dirigentes do apito fogem da imprensa como o diabo foge da cruz. Eles se sentem verdadeiros deuses do Olimpo, os verdadeiros donos da arbitragem, mas nenhum deles esteve presente no teste físico para responder as perguntas, mesmo assim, não conseguiram esconder a incompetência e evitar as criticas, pois os trabalhos realizados na pista de atletismo do Ibirapuera tem recebido severas criticas de todos os lados, inclusive dos instrutores enviados pela  FIFA que apontam a falta de energia na pista que impossibilitou o uso do sonoro nos testes e - segundo um membro da FIFA - classificou a invasão da imprensa na pista, como inadmissível, coisa que só acontece em país do terceiro mundo. Itens que devera fazer parte de um relatório oficial criticando os trabalhos que a entidade mundial deverá enviar nos próximos dias a CBF. A tendência é que sobre para a imprensa, como se essa fosse a culpada pelos insucessos de alguns árbitros ou até mesmo pela falta de energia em uma pista taxada por todos como de "primeiro mundo". Após o puxão de orelha da FIFA, o que já era ruim devera ficar ainda pior para alegria de alguns árbitros com a imprensa especializada tendo sua participação proibida nos próximos eventos.

Até mesmo alguns árbitros reclamaram da presença da imprensa, principalmente deste veiculo, não por ter atrapalhado a realização dos testes, mas sim por criticas recebidas anteriormente como um FIFA do Rio de Janeiro que também é conhecido como árbitro de condomínio. Outro que reclamou bastante foi um aspirante FIFA de São Paulo que se continuar no ritmo, em breve, de modelo se transformara em Rei Momo do Carnaval Paulista, fato notório e visto a olho nu devido a enorme barriga que ostentava na pista que provavelmente culminou com sua reprovação nos testes.

Segundo informações, este futuro Rei Momo, era o mais radiante entre todos com a possibilidade da CA-CBF continuar escalando os reprovados a pedido da entidade de classe e teria dito: "O importante é as escalas, o resto a gente empurra com a barriga". O que nesse caso além de ser hilário é literalmente verdadeiro.

Taxas atrasadas no RJ
 

23/07/2013 - O estatuto do torcedor no artigo 30 do 8º capitulo diz que “a arbitragem das competições deve ser previamente remunerada e isenta de pressões". E no parágrafo único que “a remuneração do árbitro e de seus auxiliares será de responsabilidade da entidade de administração do desporto ou da liga organizadora do evento esportivo”. Lei que tem sido  totalmente desrespeitada pela CBF e pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro.

Segundo informações de um dos integrantes da arbitragem da partida Fluminense x Vasco da Gama disputada no ultimo domingo (21) no estádio do Maracanã, as taxas dos árbitros do clássico ainda não foram pagas até a tarde desta quarta feira (23). As informações são que Rubens Lopes e Jorge Rabello estariam travando uma guerra silenciosa nos bastidores onde um tenta derrubar o outro e os atrasos das taxas dos apitadores supostamente tem sido usado como munição por parte de Rubinho tentando criar uma animosidade para desgastar o chefe do apito e presidente do sindicato dos árbitros cariocas. Pelos relatos, as taxas só não estão sendo sendo quitadas no ato das partidas quando a arbitragem é exclusivamente formada por cariocas, fato que não ocorre quando a arbitragem é oriunda de outros estados, pois certamente estes fariam constar em sumula o não recebimento da mesma.

Os dirigentes aproveitam a covardia dos árbitros que adotam a mesma estratégia de Marcelo de Lima Henrique, árbitro do clássico, que não relatou na sumula o não recebimento da taxa devida com medo de punição e represálias. Nem mesmo o fato de ser ligado e defender constantemente os dirigentes da federação têm ajudado De Lima a manter contato com Jorge Rabello que esta curtindo férias em Recife não demonstrando qualquer vontade de resolver o problema. Varias tentativas de contatos foram realizadas pelo apitador e pelos demais integrantes da arbitragem daquela partida com o presidente do SAPERJ, porém, os telefones estão estrategicamente desligados pelo dirigente que deveria defender os árbitros contra os desmandos da FERJ, mas como atender o pedido se ele próprio é um dos causadores do problema como dirigente da arbitragem carioca. Durma-se com um barulho desse, os árbitros merecem!

Enquanto isso, sem conhecimento da CBF que entende que tudo esta dentro da normalidade por nada ser relatado pelos omissos apitadores, as reclamações de forma sigilosas e escondidas tem aumentado conforme os dias de atraso. Até mesmo o FIFA de Itaboraí que gosta de se exibir postando fotos em cartões postais nos quatro cantos do mundo, tem contado moedas para honrar os gastos durantes as partidas.

 
Mal estar
 

19/07/2013 - A presença do ex-arbitro FIFA Márcio Resende de Freitas como instrutor nos cursos de aperfeiçoamento de arbitragem realizados pela CBF nos estados tem causado uma revolta silenciosa e um tremendo mal-estar entre os homens de preto.

Explica-se: Resende que é instrutor FIFA licenciado, para chamar atenção e causar polêmica, tem feito seguidas criticas a arbitragem nas transmissões da TV Globo Minas onde atua como comentarista de arbitragem.

Alheios à insatisfação do apito, a CA-CBF marcou a participação do ex-FIFA nos treinamentos realizados em Minas Gerais, Alagoas e Sergipe. Em Maceió outra figura polemica e não menos contestada no meio também marcou sua presença. Trata-se de Aristeu Leonardo Tavares que comandou a arbitragem brasileira em um curto período do ano passado e saiu após dar declaração à imprensa que árbitros brasileiros eram investigados por manipulação de resultados.

O ex-coronel do apito nas vezes que aparece em publico, tem se mostrado calado e abatido passando uma imagem de pessoa humilhada, bem diferente de há pouco tempo atrás quando no auge de sua arrogância olhava todos de cima para baixo não se importando com ninguém. Mesmo assim, continua fazendo uso das palavras difíceis tentando manter a pose de pavão usada quando ainda era o todo poderoso do apito brasileiro.

Publicidade
 

Rabo alheio!
 

18/07/2013 - No melhor estilo faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço* o diretor tesoureiro da ANAF Salmo Valentim deu entrevista nesta semana onde mesmo sendo pouco incisivo - indo contra sua principal característica - criticou duramente os árbitros e dirigentes da arbitragem brasileira como se ele não fizesse parte dela como assessor de arbitragem da CBF e principal dirigente da CEAF pernambucana.

Com propriedade Valentim chamou os árbitros brasileiros de “omissos” e citou o estado do Rio de Janeiro como exemplo dessa omissão onde os apitadores aceitam que o presidente do sindicato e vice da cooperativa dos árbitros Jorge Rabello também seja o principal dirigente da comissão de arbitragem Federação de Futebol daquele estado.

Porém, Salmo estrategicamente e com extremo cuidado para não criar rusgas com Arthur Alves Junior, não mencionou que como Rabello, seu colega de diretoria da ANAF, exerce as mesmas e até mais funções em São Paulo. Fazendo o papel de macaco que senta no próprio rabo para apontar o rabo alheio, também não disse que ele próprio além de ser dirigente da ANAF também é vice-presidente da comissão de arbitragem de Pernambuco e assessor de arbitragem da CBF.

Salmo criticou duramente a gestão de Aristeu Tavares dizendo que nos seis meses de mandato atrasou a arbitragem brasileira em 50 anos. Também disse que vivemos em um país presidencialista onde só os presidentes tomam as decisões indo contra o que ele faz em Pernambuco onde mesmo sendo o vice, manda mais que o presidente e toma todas as decisões relacionadas a CEAF.

Salmo fez rasgados elogios ao atual presidente da CA-CBF e disse que Antônio Pereira não concordaria jamais com o que foi feito por Aristeu Tavares quando este promoveu um assistente CBF-2 diretamente para o quadro da FIFA sem se atentar para o fato que Tonhão fez pior que isso ao escalar na primeira divisão do futebol brasileiro um assistente que nunca tinha feito uma partida profissional sequer pela CBF. Prova que o sistema é falho, que cada um que entra tem os seus preferidos e que pode até mudar a farinha, mas as moscas varejeiras que gravitam sobre ela, serão sempre as mesmas.

*Falso moralismo querer dar o exemplo do que é certo, quando não pratica o certo. O exemplo vem das atitudes não das palavras!

Pedido negado
 

16/07/2013 - Como o Apitonacional previu, Hércules Martins, presidente da comissão de arbitragem de Alagoas não adotara o padrão CBF no próximo teste físico para os árbitros que apitarão a 2ª divisão do campeonato alagoano como solicitado pelo árbitro FIFA do estado, Francisco Carlos do Nascimento.  O padrão usado será o feminino e a medida mais uma vez busca beneficiar claramente árbitros que são ligados umbilicalmente ao dirigente que dificilmente seriam aprovados se o teste fosse o mesmo utilizado pela CBF.

O padrão adotado demonstrando a falta de visão do dirigente que para beneficiar alguns, nivela a qualidade física por baixo tirando qualquer possibilidade de melhora em curto prazo levando se em consideração que mesmo com a pouca exigência física do teste mea-boca, alguns árbitros certamente não serão aprovados e outros necessitarão até mesmo do amigo teste para serem aprovados.

Enquanto isso, ex-árbitros em atividade que foram beneficiados ao longo dos anos, acostumados com as mordomias e proteção da CEAF, ao terem seus esquemas revelados, se irritam com facilidade e ameaçam a imprensa com agressão física em vez de se condicionarem fisicamente e fecharem a boca deixando de comer um “boi” por dia para acelerar o processo.

Para os árbitros, quando a “língua” se torna mais afiada do que a técnica e o condicionamento físico, é sinal que seu tempo de apito já passou e quanto mais tempo demorarem a admitir isso, mais rancoroso e dolorido será o seu fim no apito.

Teste FIFA
 

14/07/2013 - O Departamento de Arbitragem da CBF marcou para São Paulo no inicio de agosto o local do próximo teste físico dos árbitros FIFA.  As atividades físicas serão realizadas na pista de atletismo do estádio Ícaro de Castro Melo, mais conhecido como Estádio do Ibirapuera.

Os treinamentos acontecerão do dia 06 ao dia 08 com os árbitros do quadro da FIFA e do dia 09 ao dia 11 com os árbitros promissores.

O estádio onde serão realizados os testes físico fica localizado nas proximidades do Aeroporto de Congonhas e do Parque do Ibirapuera, ao lado da assembléia legislativa do Estado de São Paulo.

ANEAB em ação
 

05/07/2013 - Motivo de desconfiança entre os árbitros e os dirigentes da arbitragem pela forma silenciosa de atuar, a associação Nacional dos Ex-árbitros do Brasil – ANEAB - teve participação direta na convocação pela CBF dos assistentes Marçal Mendes e Vinicius da Vitória para os testes físicos especiais realizados em São Paulo no ultimo dia 27 de junho.

Em abril deste ano, a entidade enviou a ao presidente da CBF, José Maria Marin, oficio de numero 003/2013 exigindo o comprimento da decisão judicial da 12ª Vara Civil da cidade do Rio de Janeiro em caráter liminar que garante aos dois assistentes a participação das escalas em jogos do campeonato brasileiro nas suas diversas divisões desde que dentro das exigências do RGA da CBF.

Segundo seus dirigentes, a ANEAB presidida pelo ex-FIFA Wagner Tardelli de Azevedo, é uma entidade constituída legalmente e esta trabalhando sem alarde em diversos campos fiscalizando e exigindo dos dirigentes o cumprimento dos assuntos relacionados a arbitragem como no assim relatado.

Nos tamancos
 

05/07/2013 - Após a revelação aqui na coluna que um árbitro da FERJ foi agredido com um copo de cerveja jogado em seu rosto no ultimo final de semana em uma partida de várzea, o presidente da comissão de arbitragem do Rio de Janeiro Jorge Rabello teria pedido um levantamento de todos os árbitros que estão trabalhando ou que trabalharam nos campeonatos do colégio La Salles Abel para segundo nossa fonte, pressionar os mesmos para não mais apitarem nesta instituição.

Rabello teria ficado revoltado com o vazamento das informações e da repercussão que tomou a matéria expondo o quadro de árbitros do Rio de Janeiro ao ridículo onde os apitadores se sujeitam a trabalhar na várzea sem a mínima segurança em troco de míseros trocados. Apesar das taxas serem baixas, os árbitros aceitam porque são pagas às vezes antes mesmos das partidas, bem diferente dos campeonatos da FERJ que segundo nossa fonte, a maioria dos árbitros estão descontentes por supostamente não estarem recebendo as taxas que já estaria bastante atrasadas devido ao empurra-empurra  entre a Cooperativa e o Sindicato que já não falam a mesma língua dos árbitros.

Publicidade
 
 
Clima pesado em Alagoas
 

04/07/2013 - O clima esta pesadíssimo entre os árbitros da Federação Alagoana de Futebol, tudo por conta da informação dada aqui no “Rapidinhas” do Apitonacional que o árbitro FIFA do estado Francisco Carlos do Nascimento pediu a CEAF local para realizar o teste padrão CBF para todos árbitros da  primeira e segunda divisão do alagoano. O pedido do FIFA tem que ser elogiado, pois visa preparar os árbitros para as exigências maiores que são feitas aos do quadro da CBF e também uma forma justa de equilibrar o nível dos árbitros que apitam no estadual. Mesmo que ninguém admita, o pedido também visa acabar de vez com os famosos "amigos testes" muito famoso naquela região.

Caso seja essa a decisão da CEAF-AL, ela aposentará de vez alguns ex-árbitros que continuam em atividade como George Alves Feitosa e Silvio Acioli, este que lutou a vida toda contra a balança sem conseguir vencê-la, bastando para isso uma rápida olhada em seu corporal para certificar o aqui relatado. Pelo histórico, também correm riscos Maria de Fátima, Benilson dos Santos, Brígida Cirillo Ferreira e Luiz Mariano e Dennis Serafim que passou na bacia das almas no teste físico que realizou em  Recife.

O Apitonacional recebeu alguns e-mails, achando que com a exposição do fato, o presidente da CEAF Hércules Martins não irá mais atender a solicitação do FIFA, devido a informação ter sido tornada pública antes de sua decisão e, também para não sentir seu poder ser rebaixado a um comandado seu, mesmo este sendo um árbitro da FIFA.  Um dos e-mails cita ainda que tudo foi armado e que foi uma jogada de mestre o vazamento da informação, que quem enviou, enviou no sentido de armar a decisão do presidente da CEAF, que insiste em não aceitar, para não prejudicar alguns de seus supostos "beneficiados". Ao mesmo tempo, a informação colocou o árbitro FIFA contra seus colegas de apitos que são bons de bastidores, mas ruins de teste físico.

 
Arbitro CBF agredido em Niterói
 

01/07/2013 - O árbitro carioca Rodrigo Nunes de Sá, passou maus momento em uma partida de campeonato interno de pais de alunos no Colégio La Salles Abel em Niterói-RJ. Além de ter sido agredido verbalmente, seu agressor arremessou cervejas em seu rosto tendo sido expulso de imediato.

Segundo apuramos, o tradicional colégio La Salles Abel com 57 anos de história, é um complexo educacional com um prédio para o Ensino Fundamental e outro para o Ensino Médio voltado para a formação humana e cristã. Conta com cerca de com 3 mil alunos e 400 educadores sendo 180 deles professores.

O árbitro já havia apitado anteriormente partidas pelo campeonato interno do time de seu agressor com quem não mantém uma convivência pacifica.

Os árbitros que apitam normalmente no campeonato reclamam da baixa estrutura, da segurança zero e que a taxa paga normalmente é baixa para poder pagar melhores valores aos chamados “medalhões” do apito quando lá vão trabalhar.

Em contato com o Apitonacional, o árbitro Rodrigo Sá disse que não houve agressão e sim apenas um jogador mais exaltado, que jogou um copo de cerveja em seu rosto sendo expulso de imediato! 

Rodrigo Nunes de Sá que apitou a primeira partida da final do Estadual do Rio de Janeiro de 2009 entre Flamengo x Botafogo faz parte do quadro de árbitros da FERJ desde 2001 e do quadro da CBF desde 2008.

 
Reivindicação do FIFA
 

25/06/2013 - Durante reunião dos árbitros alagoanos ligados a Comissão Estadual de Arbitragem de Alagoas (CEAF-AL) e que fazem parte do quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o árbitro FIFA do estado, Francisco Carlos do Nascimento reivindicou a Hércules Martins, presidente da CEAF daquele estado que seja adotado teste físico padrão CBF para todos os apitadores que forem trabalhar no campeonato alagoano da primeira e segunda divisão. Atualmente, como noticiado pelo Blog do Marçal, o teste é realizado em dois padrões diferentes, o padrão CBF para os árbitros Renaf e o local para os demais árbitros inclusive com denuncias de possíveis favorecimentos a alguns árbitros desta categoria que visivelmente fora de forma não tem a mínima condição de serem aprovados nos testes padrão CBF.

Segundo informações, a atitude de Chicão (como também é conhecido o FIFA), teria irritado alguns árbitros que se vêem ameaçados com a implantação do padrão CBF por terem históricos de reprovações em teste físico entre eles Silvio Acioli, Maria de Fátima Trindade e George Alves Feitosa, que segundo alguns, mesmo sem ser FIFA ou CBF costuma dizer em publico que seria tão bom quanto aqueles que são. Então, nada mais justo que faça os mesmos testes dos demais e que possa provar na pratica (sem o amigo teste) que é tão bom quanto eles pelo menos fisicamente falando para começar.

 
Tecnologia na linha do gol
 

16/06/2013 - A tecnologia de linha de gol presente nos seis estádios onde estão sendo realizados os jogos da Copa das Confederações, também deverá ser utilizada nos jogos restante do Campeonato Brasileirão deste ano. A idéia é que os equipamentos continuem sendo usados normalmente para não ficarem parados até a Copa do Mundo e seguir com os testes da tecnologia realizando aperfeiçoamentos necessários nos equipamentos.

A GoalControl, empresa responsável pela implantação do sistema tecnológico já manteve reuniões preliminares com a Comissão de Arbitragem da CBF. O plano é que com o retorno do Brasileiro a tecnologia já seja utilizada em jogos disputados nos estádios da Copa das Confederações: Mané Garrincha (Brasília), Maracanã (Rio de Janeiro), Mineirão (Belo Horizonte), Arena Pernambuco (Recife), Arena Fonte Nova (Salvador) e Castelão (Fortaleza).

A CBF e a GoalControl terão novas conversações após o torneio para acertar os detalhes, mas segundo Claudine Fronterotta, vice-presidente da GoalControl, haverá uma fase para adaptação na introdução do sistema tecnológico e o sistema será liberado para o brasileirão aos poucos, sendo que o primeiro Estádio deverá ser o Maracanã.

 
 
Oposição carioca
 

12/06/2013 - Alguns árbitros do Rio de Janeiro dizem ter vergonha de fazerem parte de um quadro que eles dizem ser imaturo e possível de ser manipulado. Segundo eles, o INSS supostamente não estaria sendo repassado aos cofres do governo e os árbitros que apitam nas categorias de juniores, apesar de pagarem as mensalidades em dia, não teriam direito ao voto no Sindicato.

Também reclamam que devido à ânsia pela renovação imediata, o quadro está cheio de meninos que seriam facilmente manipuláveis por estes terem medo de represália nas escalas, pois como é de conhecimento de todos, o presidente do Saperj é o mesmo da COAF-RJ, o que seria incompatível e mesmo assim, os árbitros que só estão preocupados com as escalas, nada fazem para mudar a situação atual que já dura quase duas décadas.

Alguns deles se vêem como motivos de chacotas aos olhos da CBF, pois não se tem uma oposição de verdade no estado, o que fica sempre a cargo das mesmas pessoas divididas em um grupinho da situação e outro grupinho da Barra da Tijuca comandado por um ex-presidente que todos têm pavor só de lembrar da sua gestão.

Para eles, não é possível uma resistência maior aos desmandos por não haver uma liderança alternativa. A liga da justiça que combatia os tiranos sumiu. O que resta da oposição, são as mensagens através de pseudônimos e anônimos feitas na coluna “Boca no Trombone” deste site. Mesmo assim, citam um certo “Recruta Zero” que da palpites de resultados que nunca acontecem. Também citam um certo “anônimo” que ofende as pessoas e um paulista que segundo eles, todo mundo sabe quem é, mas que não fala coisa com coisa e só atrapalha.

Por fim, um deles vai além e deixa o seguinte recado: “É muito pouco gente! Árbitros do Rio de Janeiro, não é possível que vocês sejam tão covardes. Somos sacaneados assim, na nossa cara e não fazemos nada! Precisamos ter uma oposição de verdade, com credibilidade para reconstruirmos nossa arbitragem. Do contrário, ficaremos aqui assistindo a tudo isso, como umas marionetes”.

Publicidade
 
 
Wagner Reway no STJD
 

11/06/2013 - O Palmeiras não engoliu a má arbitragem do árbitro Wagner Reway na derrota do último sábado por 1x0 para o Sport na Ilha do Retiro. O clube vai entrar no STJD com uma representação contra o apitador mato-grossense. A ação é contra o fato de ele ter autorizado o jogo, especialmente o segundo tempo, diante de um campo que estava encharcado e pelo lance de gol do Sport quando o atacante Nunes ajeitou visivelmente a bola com o braço antes de concluir ao gol após um escanteio que não existiu.

O clube também mandará à CBF uma carta de protesto no mesmo tom pedindo que Reway não seja escalado nas partidas do Verdão.

 
 
Embolsando a grana
 

07/06/2013 - Quando a CBF escala árbitros para fazerem viagens de ônibus ou seus com carros particulares, os clubes são obrigados a ressarcirem os valores dos deslocamentos a eles tirando como base a tabela de 0,35 centavos por quilometro rodado. Quando a viagem é realizada com todos os integrantes da arbitragem em um veiculo particular, de praxe os árbitros repassam os valores que recebem dos clubes ao dono do veiculo para cobrir despesas da viagem como gasolina, pedágio e desgastes naturais.

Ocorre que alguns árbitros de estados diferentes reclamam que um certo árbitro de um estado pequeno do Sudeste brasileiro, que trabalha na área de segurança publica para o governo Federal, quando trabalha em jogos no interior dos estados, faz uso do transporte dos companheiros, recebe os valores pelos deslocamentos e não repassa para o dono do automóvel para cobrir as despesas.

Segundo apuramos, este árbitro gosta de contar vantagem dizendo que não precisa da arbitragem para sobreviver, mas sua atitude nada simpática de embolsar a grana destinada ao transporte já estaria causando insatisfação nos outros árbitros o que pode até abreviar sua até aqui inexpressiva carreira na arbitragem. Pelo apurado, o fato já teria ocorrido no Paraná, quando este veio de Santa Catarina onde já tinha realizado uma partida para Curitiba para trabalhar de adicional. Também ocorreu em Minas Gerais e no Rio de Janeiro quando inclusive foi da capital até Volta Redonda e depois retornou para seu estado sem repassar os valores para irritação do seu companheiro que lhe deu transporte.

O Apitonacional esta em poder de documentos que prova o acima relatado e quando tivermos garantias jurídicas, faremos uma matéria com o nome do apitador para que todos saibam o nome do gatuno do dinheiro alheio.

 
Ex rebelde na chapa de Marco Polo
 

07/06/2013 - Mesmo tendo emitido nota no site da FERJ desmentindo a noticia, Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, acertou sua entrada na chapa de Marco Polo Del Nero na eleição da CBF que ocorrera em abril do próximo ano. Para o acerto entre os dois caciques do futebol, várias divergências foram superadas como o levante das federações rebeldes que fora liderada por Rubens Lopes e a suposta arapongagem onde Del Nero teria mandado investigar seu então principal opositor quando José Maria Marin assumiu a presidência da CBF.

Rubinho fechou para ser o secretário-geral da entidade, caso o presidente da federação paulista vença o pleito. O cargo é um dos mais altos da CBF, responsável por todas as operações e rende salário superior a R$ 100 mil reais mês.

Com a entrada do carioca na Secretaria Geral da CBF, Jorge Rabello - chefe dos árbitros do Rio de Janeiro - ganha força e pode finalmente realizar o antigo e perseguido sonho de ser o chefe da arbitragem nacional. Rabello ocuparia o cargo antes reservado ao chefe da arbitragem Paulista Coronel Marcos Marinho considerado pelos dirigentes ainda verde para o cargo e com serviço de baixa relevância em São Paulo onde mesmo com alto investimento - cerca de 3.5 milhões anuais - da FPF não conseguiu ainda revelar um árbitros sequer de boa qualidade.

 
 
Tonhão e a queda de Aristeu
 

06/06/2013 - Quando Aristeu Tavares deu a polêmica entrevista para o Jornal “O Popular” de Goiânia que dias depois custaria seu cargo na CBF, pode ter dado também munição para que o atual presidente Antônio Pereira da Silva usasse para derrubá-lo de vez e para ser indicado como novo presidente da CA-CBF. Segundo informações, o jornal que negou de inicio o áudio da entrevista para o Apitonacional - inclusive para a Rede Globo - onde podia ser comprovado as palavras de Tavares afirmando que alguns árbitros brasileiros estariam atuando sob suspeita de manipulação de resultados, só teria liberado o áudio da entrevista supostamente atendendo um pedido especial do novo chefe do apito brasileiro que teria argumentado que assim assumiria o cargo na CBF.

Desde o inicio das conversas com o AN via telefone para a liberação do áudio, o jornalista Thiago Rabelo se mostrou preocupado e entusiasmado com a possível ascensão de Tonhão no cargo de Aristeu caso este fosse demitido como dissemos a ele que seria. Como a demissão esperada não ocorria, a solução acima descrita teria sido colocada em pratica para fritar de vez o Coronel do apito e acelerar a sua demissão. Dai a demora de Tonhão em aceitar o convite feito de imediato tentando assim não levantar suspeitas como antecipado pelo jornalista que disse pensar que alguém insinuaria isso por ele ser do mesmo estado do Tonhão.

 
FIFA sem qualidade
 

02/06/2013 - É impressionante a falta de qualidade do árbitro FIFA Sandro Meira Ricci, mesmo em uma partida morna e com poucas faltas o apitador candango consegue deixar os jogadores, a imprensa e até mesmo os torcedores irritados com suas mudanças de critérios de arbitragem durante uma mesma partida. O apitador que supostamente só ostenta o escudo FIFA por politicagem com dirigentes do apito que inclui entre outras, a tradução de textos da FIFA do inglês para o português, conseguiu superar sua mediocridade ao marcar falta do jogador (Douglas) em outro (Lucio) do seu próprio time, na partida entre Atlético-MG e São Paulo disputada na noite de hoje (02) em Belo Horizonte.

Para piorar seu repertório, o jogador Diego Tardelli, ao ser desarmado, reclamou acintosamente com gestos e palavrões sendo ignorado por Ricci que lhe virou as costas e fingiu nada ouvir. Em contrapartida, após a marcação de uma falta inexistente contra sua equipe, o jogador Maicon do São Paulo reclamou sem exagerar na dose, mas não foi perdoado pelo apitador que lhe aplicou o cartão amarelo demonstrando usar critérios diferentes sempre em desfavor do time visitante, atitude que também é conhecida como caseira.

Publicidade
 
Zé do agrado
 

31/05/2013 - A comissão de arbitragem de Pernambuco é composta por três membros totalmente diferente um do outro que são capitaneados por Murilo Falcão, diretor de competições da Federação Pernambucana de Futebol. O trabalho de pesquisa e organização das escalas fica a cargo de Francisco Domingos da Silva, também conhecido como Chico Domingos. O adorador de vinhos tem know-how de sobra para a função, pois esta há quase duas décadas no comando do apito daquele estado.

Por ser incisivo, meticuloso e ao mesmo tempo explosivo o que o torna extremamente competente no que faz, a parte de gestão fica a cargo de Salmo Valentim. Nada acontece na CEAF que não tenha sua iniciativa ou a palavra final.

Já a parte melosa dos três mosqueteiros fica a cargo de Erich Bandeira, cabe a ele ouvir o chororô dos árbitros com quem sempre concorda, a ele cabe apagar os incêndios criados por Salmo Valentim com a imprensa e dirigentes fazendo a parte política da pasta. Por esses e outros motivos mais melosos ainda que recebeu o carinhoso apelido de “ZÉ DO AGRADO”.

 
O número um do ranking alagoano
 

25/05/2013 - O ranking de arbitragem de Alagoas não é muito claro e só tem um critério que é não ter critério nenhum. Segundo um membro da CEAF alagoana, ele é feito baseado no humor momentâneo do chefe do apito local Hércules Martins. Na festa de premiação dos melhores do campeonato alagoano de 2013, para a grande maioria dos desportistas do estado, o veterano George Alves Feitoza foi o melhor árbitro, diferentemente do que apontou a comissão que elegeu Francisco Carlos do Nascimento da FIFA como o seu melhor.

Seguindo os critérios HM, o ranking com a pontuação dos árbitros do quadro local foi divulgado na semana anterior a premiação, na quarta-feira dia 15 de maio. Na lista, Chicão apareceu em primeiro lugar com 35.6 pontos, seguido de Charles Hebert com 34.1 e só na terceira colocação apareceu George Feitosa com 33.8 pontos.

 
O substituto
 

23/05/2013 - A Comissão Nacional de Arbitragem realizou há instantes (15hs), sorteio extraordinário no hall de entrada da sede da CBF, para a partida Ponte Preta x São Paulo, valida pela primeira rodada do campeonato brasileiro de 2013, que será disputada no próximo domingo as 16hs em Campinas.

O árbitro Paulo César de Oliveira, que atuaria nesta partida, lesionou-se e será substituído por Vinicius Furlan que venceu o sorteio contra Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral.

 
Desabafo contra importados
 

22/05/2013 - A cerimônia de entrega dos prêmios dos melhores do ano do Campeonato Alagoano de Futebol realizada no salão de eventos do Pierre Chalitta, no Jaraguá, foi marcada por criticas aos pedidos de arbitragem de fora do Estado. As ofensas e desabafos contra as atitudes de preterir os árbitros alagoanos nos jogos decisivos do Estadual foram feitas pelo presidente do CRB, Marcos Barbosa, pelo árbitro George Alves Feitosa (eleito melhor árbitro do ano) e pelo assistente Pedro Jorge Titara (eleito melhor assistente do ano).

Ao receber o prêmio de destaque, Marcos Barbosa, parabenizou ironicamente o presidente da Comissão Estadual de Árbitro de Futebol (CEAF), Hércules Martins, e elogiou o quadro de árbitros do Estado. Já George Alves Feitosa disse em tom de esperança que acredita ainda apitar uma final do Alagoano. Ele ressaltou ainda que a arbitragem estadual atuou de forma isenta na competição. Em tom de desabafo e bastante constrangido pela importação de árbitros de outros estados para as partidas finais do campeonato, o assistente Pedro Jorge Titara afirmou que a CEAF-AL possui árbitros bons e honestos que trabalham no futebol alagoano para isso.

 

Rindo a toa

 

19/05/2013 - O presidente da comissão de arbitragem do Rio de Janeiro, Jorge Fernando Rabello, que tem fama de rude e carrancudo por supostamente tratar os subordinados aos gritos e estar sempre de cara amarrada, vêm mudando radicalmente seu comportamento distribuindo largos sorrisos a quem quer que passe em seu caminho. E o motivo do chefe do apito carioca estar sempre com cara de paisagem, teria sido uma recente recauchutada nos dentes.

Rabello que já demonstrava problemas de dentição devido a idade avançada, teria sido socorrido pelo cirurgião dentista e árbitro FIFA do estado Péricles Bassols Pegado Cortez, que teria realizado um tratamento completo devolvendo novamente a alto estima o seu chefe. Segundo informações, o tratamento teria custado a bagatela de 30 mil reais porém sem revelar as formas como teria sido realizado o pagamento desta soma considerável.

Publicidade
 
Lagrimas de crocodilo
 

14/05/2013 - Na ultima sexta feira (10), durante encontro promovido pela CBF com os instrutores regionais de arbitragem em São Paulo, Dionísio Roberto Domingos, o ex-sombra da arbitragem brasileira, que dizia mandar na arbitragem brasileira durante alguns meses do final de 2012, pediu a palavra e tentou explicar sua conduta durante esse período, onde recebeu criticas de todos os lados chegando inclusive a romper uma amizade com Sérgio Corrêa seu principal defensor e por quem ingressou na CBF. Mas a emoção foi maior e Dionísio caiu em um choro sem fim dizendo estar arrependido das atitudes que tomou quando achava ser Deus motivado pela arrogância, soberba e pelo extinto mais primitivo do ser humano ao se deixar encantar e apaixonar cegamente por uma pessoa bem mais jovem do que ele, que inclusive poderia ser sua filha.

Segundo nossa fonte que estava no encontro, a maioria dos presente não se iludiram com o desabafo e entenderam que as lagrimas são de crocodilo, que foi usada com tentativa de recuperar o terreno perdido. Segundo informações, a mesma estratégia teria sido usadas  supostamente com sua ex-esposa e mãe de suas filhas na tentativa até aqui em vão de reatar o antigo relacionamento.

A atitude do ex-sombra da arbitragem brasileira, deixou todos na sala constrangidos e que isso sirva de alerta para todos aqueles que se julgam ser melhor do que os outros se tornando arrogantes e verdadeiros deuses de araque com data de validade. Isso ocorreu em curto prazo com Dionísio e com Aristeu Tavares que de pavões do apito, foram relegados ao ostracismo e hoje são motivos de chacotas e vistos com desdém por seus pares.

 
Com liminar na reabertura do Maracanã
 

29/04/2013 - O novo Maracanã foi aberto no ultimo sábado (27/04/2013) com amistoso entre amigos de Ronaldo e amigos de Bebeto. O estádio receberá as finais da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014. O custo da reforma do estádio já passou da casa de R$ 1 bilhão e será entregue para um consórcio privado que irá administrá-lo. Mesmo com todo esse gasto, o Maracanã só receberá a Seleção Brasileira na Copa se o time de Felipão conseguir chegar à final que convenhamos pelo futebol até aqui apresentado, será uma missão quase que impossível. A reinauguração oficial do Maracanã será no jogo amistoso entre Brasil e Inglaterra no dia 2 de junho, quando haverá venda de ingresso ao público.

A arbitragem da partida de abertura ficou por conta da ex bandeirinha Ana Paula Oliveira e suas assistentes foram as catarinenses Nadine Bastos e Maíra Americano Labes, esta, sobrinha de Delfim Peixoto, o presidente da Federação Catarinense de Futebol que também é conhecido como "Reizinho" barriga verde. O quarto árbitro foi o carioca Marçal Rodrigues Mendes que vem desde 2011 travando uma batalha na justiça comum contra a FERJ que o retirou do quadro de árbitros sem maiores explicações.

O governo Federal encarregou a ANEAB – associação dos ex árbitros do Brasil, a designação dos árbitros para a partida e esta prestigiando a Liminar do TJ-RJ, escalou o assistente para trabalhar como quarto árbitro.

 
Decisão judicial tem que se cumprir
 

22/04/2013 - A Associação Nacional dos ex-árbitros do Brasil (ANEAB) – solicitou ao presidente da CBF, José Maria Marin através do oficio 003/2013, o cumprimento urgente da decisão judicial (processo 0087233-47.2011.819.0001) – da liminar da 12ª Vara Cível do Rio de Janeiro - que beneficia os assistentes Marçal Rodrigues Mendes e Vinicius da Vitória Nascimento. A entidade dos ex-árbitros cobra que até o presente momento, os dois associados beneficiados pela liminar, não foram convidados para participarem dos testes do corrente ano para serem escalados nos campeonatos que estão sendo, e serão realizados sob comando da CBF.

Em sua resposta no mesmo dia em que foi protocolada a solicitação (16/04), a CBF através do chefe do departamento de arbitragem, Sérgio Corrêa, alegou que os assistentes deixaram de realizar prova teórica e teste físico nos dias relacionados e deixou a entender no e-mail que os assistentes deveriam ter participado dos testes realizados em Goiânia para os árbitros Fifas, aspirantes, especiais e convidados. Ocorre que a CBF não informou os assistentes e nem enviou passagens aéreas para que os mesmos se deslocassem até Goiânia, o que leva crer que tudo não passe supostamente de mais uma manobra para continuar a desrespeitar a decisão judicial assim como foi feito durante todo o ano de 2012.

Ex-árbitro sortudo
 

22/04/2013 - O jogador Elano que atua pelo Gremio-RS, com passagem pelo Santos e Seleção Brasileira, doou seu automóvel Maverick de estimação para ser sorteado como prêmio principal em uma ação social de fim de ano promovida pelo padre Jocelir em Rio Claro, cidade que fica cerca de 190 km da capital paulista. Como todos os dez mil números foram vendidos a 25 reais cada um, R$ 250 mil reforçaram o caixa da igreja para ajudar aos necessitados.

Por ironia do destino, o número premiado foi vendido para Iranur Alfeu Barbosa que foi árbitro de futebol tendo atuado por 12 anos pela Federação Paulista de Futebol. Iranur chegou inclusive a apitar jogos de Elano nas categorias de base. Iranur comprou quatro números e um era o premiado, no entanto, segundo ele, o sorteio caiu no esquecimento "Eu comprei em dezembro, o sorteio foi no fim de março. Já tinha esquecido. Quando a menina me ligou e disse que ganhei, caí duro", brincou o sortudo ex-árbitro. Além do carro, foram entregues no sorteio uma moto, um notebook, um tablet e um crucifixo de ouro.

 
Árbitro agredido sofre com o descaso
 

19/04/2013 - O árbitro Maurício Antônio Fioretti, agredido pelo jogador Sassá do Independente de Limeira-SP, pode ter se recuperado fisicamente, mas com certeza não se recuperou financeiramente. A dor sentida pelo apitador no momento do chute desferido pelo jogador, não foi pior do que a dor sentida pelo descaso demonstrado pelos dirigentes. Segundo apuramos, Fioretti de 41 anos não recebeu nenhuma ajuda dos órgãos do Futebol Paulista na sua recuperação. Abandonado, o árbitro não teve outra saída a não ser fazer uso do orçamento familiar para arcar com as despesas hospitalares e de remédios, mesmo tendo 6% das suas taxas descontadas em favor desses órgãos.

Pior do que não receber ajuda no tratamento pela agressão sofrida em campo trabalhando pela FPF, foi à forma que foi tratado, pois o árbitro não recebeu sequer um telefonema dos dirigentes e conviveu o tempo que ficou afastado do apito com o descaso da Federação Paulista de Futebol, do Sindicato dos Árbitros de São Paulo e da Cooperativa dos Árbitros, se bem que essa é que esta precisando mais de ajuda do que ele devido a grave crise financeira que esta passando.

O jogador Sassá agrediu Fioretti após a derrota do seu time, o Independente de Limeira para o Marília, por 1 a 0, no dia 9 de março, pela 10ª rodada da Série A3. Na oportunidade, ele se revoltou com o tempo de acréscimo e 'nocauteou' o árbitro com um chute no peito. O árbitro foi ao solo e, assim que se levantou, expulsou o zagueiro agressor.

 
TJD-RJ intima Jorge Rabello
 

18/04/2013 - O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) intimou todos os integrantes da equipe de arbitragem da partida Flamengo 1x1 Duque de Caxias disputada no dia 06 de abril no estádio Moça Bonita em Bangu para prestarem esclarecimentos no próximo dia 25 de abril. Também foram convocados o presidente da Comissão de Arbitragem, Jorge Fernando Rabello e o delegado do jogo, Marcos Vinício de Abreu Trindade.

Na partida, o Flamengo marcou um gol através do atacante Hernane que chegou a ser validado, mas arbitragem voltou atrás cerca de 40 segundos depois alegando impedimento que as câmeras de TV mostraram não haver.

O TJD também determinou por solicitação do Flamengo através de mandado de segurança que a partida não seja homologada por sobre ela haver suspeitas de interferência externa nas decisões da arbitragem da partida.

 
Árbitro retorna
 

14/04/2013 - O árbitro Martin Vazquez do Uruguai, após 50 dias suspenso, apitará a partida da próxima quinta-feira entre Huachipato do Chile e a equipe brasileira do Grêmio, às 22h, em Talcahuano, no Chile. Vazquez retornará de gancho que levou após lance polêmico na vitória do Atlético-MG por 5 a 2 sobre o Arsenal de Sarandí.

Um lance que poderia ser brutal e com graves conseqüências passou impune sob os critérios de Vasquez. Ronaldinho Gaúcho pegou a bola dentro da área e o zagueiro Braghieri, do Arsenal de Sarandí, atingiu com os dois pés a canela do camisa 10 atleticano. Martin marcou o pênalti, mas sequer mostrou cartão ao zagueiro após a entrada desleal.

O árbitro foi punido por 50 dias pela Conmebol e retornará no jogo decisivo da próxima quinta-feira entre Huachipato e Grêmio, válido pela última rodada da fase de grupos da Libertadores.
Vazquez tem 44 anos, é árbitro FIFA desde 2001, e esta pré-selecionado para apitar a Copa do Mundo de 2014. O uruguaio já apitou dois jogos do Grêmio na competição continental: em 2007, na vitória por 1 a 0 sobre o Tolima, e em 2009, no empate sem gols contra a Universidad de Chile.

 
Barcelona protesta contra árbitro alemão
 

04/04/2013 - Ninguém duvida ou é contra quem diz que a arbitragem européia é muito superior a arbitragem brasileira. Basta assistir partidas daquele continente para se perceber que os árbitros seguem um critério único onde só é marcada a falta quando o jogador realmente tem intenção em fazê-la, permitindo o amplo contato físico na busca da mesma. O resultado é amplamente favorável, pois enquanto no brasileiro de 2012 a media de falta foi de 37,27 segundo dados do Footstats, na Premier League (Inglaterra) essa média é de 20,75 infrações por jogo, quase a metade do Brasileiro.

Acostumados com os mesmos critérios dos apitadores, os clubes não ficam reclamando por qualquer coisa e só fazem uso desse direito quando as regras são ignoradas e, usando justamente desse artifício, o poderoso Barcelona enviou protesto formal à Uefa contra a atuação do árbitro alemão Wolfgang Stark na partida disputada contra o Paris Saint-Germain na última terça-feira. O jogo disputado no Parc des Princes, válido pela partida de ida das quartas de final da Champions League, terminou empatado em 2 a 2.

Os catalães reclamam de um lance em específico: quando o Stark se recusou a deixar Piqué e Mascherano - que se chocaram em uma disputa de bola e precisaram de atendimento - a permanecerem no campo na cobrança de um escanteio a favor dos franceses.
O porta voz do Barça disse que com o protesto, o clube não esta reclamando contra a atuação do árbitro, mas sim pelo fato dele ter ignorado a regra que, se dois jogadores do mesmo time se chocam, não devem deixar o campo. Segundo Toni Fleixa, o clube espera que a Uefa concorde com o protesto, porque é um fato objetivo e espera que não se repita novamente.

Publicidade
 
Mutreta na Arbitragem
 

03/04/2013 - O presidente da comissão de arbitragem do Rio de Janeiro, Jorge Fernando Rabello, deu entrada em junho de 2011 na 18ª Vara Cível da Capital em uma ação na justiça (Processo n.º 0170172-84.2011.8.19.0001) contra a Editora O Dia S.A por conta da matéria “Mutreta na arbitragem” veiculada em meados de abril de 2011. Rabello alegou na ação que ao afirmar que ele praticava “mutreta”, a matéria violou amplamente sua honra subjetiva, profissional e que sua imagem foi divulgada indevidamente. Pelo exposto, pediu indenização por danos morais.

No inicio de maio de 2012, a juíza Tânia Paim Caldas de Abreu julgou a ação improcedente. Na sentença, a magistrada relatou que Rabello é figura pública atuando em elevada função desportiva. Diante disso, esta sujeito as críticas, comentários e demais manifestações sociais comuns a quem se propõe ao exercício de cargos de alta relevância. Também disse a magistrada que é certo que um árbitro de futebol tem naturalmente uma vida mais exposta sujeita a opiniões públicas que podem ser veiculadas desde que respeitem os limites do razoável.  

Quanto à alegação de uso indevido da imagem, a juíza relatou que não se sustenta. Segundo ela, a notoriedade de Rabello faz com que a veiculação de sua imagem, por mais que não autorizada, seja lícita e devida em razão do direito geral de acesso à informação, ponderando-se os princípios do direito à informação e de liberdade de imprensa com aqueles relativos à tutela da imagem, é pacífico nas cortes superiores o entendimento de que, no que tange às pessoas públicas, o legítimo anseio social por informação se sobreleva à integral proteção da imagem.

Com essas considerações, a magistrada julgou a ação improcedente e condenou o autor a pagar as custas e honorários advocatícios fixados em R$ 500,00. Não se sabe os motivos, mas Jorge Rabello não teria pagado as custas conforme decisão da juíza e supostamente teve suas contas bloqueadas pelo despacho do Juiz Werson Franco Pereira Rego para pagar os honorários dos advogados do grupo O DIA. O total giraria em torno de R$ 1.500,00.

 
Wilson Luiz Seneme reprova mais uma vez
 

26/03/2013 - Ontem (25) ocorreu na pista de atletismo Complexo Esportivo Dr. Nicolino de Luca (Bolão) em Jundiaí, os testes físicos da CBF com os árbitros de São Paulo. Foram avaliados cerca de 50 árbitros e assistentes, inclusive de outros estados e lamentavelmente o árbitro FIFA e ícone da arbitragem Paulista Wilson Luiz Seneme foi reprovado na categoria FIFA1. Das dez mulheres que tentaram o índice masculino: Edilar Maria Ferreira, Katiúscia da Mota Lima, Maiza Teles Paiva, Marcela de Almeida Silva, Maria Eliza Correia Babosa, Maria Núbia Ferreira Leite, Patrícia Carla de Oliveira, Regildênia de Holanda Moura, Renata Ruel Xavier de Brito e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo, apenas a ultima foi aprovada.

 
Persona non grata
 

25/03/2013 - A decisão do primeiro turno do campeonato paranaense ainda repercute negativamente no Estado das araucárias. O presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Afonso Vitor de Oliveira foi convidado através do requerimento de autoria do vereador Gaúcho Tamarrado (PDT), para comparecer nesta terça-feira (26), às 16h, na Câmara Municipal de Londrina para que possa discorrer sobre a arbitragem no jogo entre o Londrina e o Coritiba, ocorrida no dia 3 de março no Estádio do Café em Londrina.

Afonso Vitor, durante uma entrevista coletiva na sede da FPF em Curitiba, disse que a comissão não encontrou irregularidades da arbitragem nas reclamações feitas pelo Londrina e que a única falha do árbitro da partida foi não ter apitado um pênalti, no final do jogo, em favor do Coritiba. Após os comentários do dirigente, a comunidade londrinense criou um abaixo assinado para revogar o título de cidadão honorário concedido a ele pela cidade. Na sessão da câmara do dia 5 de março houve muitos protestos por parte dos vereadores, a maioria criticou a complacência de Afonso Vitor.

Segundo informações recebidas pelo Apitonacional, será difícil que o dirigente aceite o convite e compareça nesta terça na câmara, pois se assim o fizer, encontrara um ambiente hostil e um clamor popular contra sua pessoa. Também temos a informação que Afonso não tem dados as caras ultimamente em Londrina, onde reside. Segundo nossa fonte que mora ao lado da residência do dirigente que fica próximo ao terminal rodoviário de Londrina, ele não é visto no local desde a partida que decidiu o primeiro turno do campeonato paranaense.

 
Quanto vale uma vida
 

25/03/2013 - A Comissão de Árbitros da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) escalou o argentino Patrício Loustau para o jogo amistoso que as seleções da Bolívia e do Brasil disputarão no dia 6 de abril de 2013, às 15:30, horas local, na cidade de Santa Cruz de lá Sierra. Ernesto Uziga e Ezequiel Brailovscky serão os assistentes. Patrício Hernan Loustau tem 38 anos e é Filho de Juan Carlos Loustau, o arbitro da final do Mundial de Clubes de 1992 vencido pelo São Paulo F.C. após bater o Barcelona por 2x1. Loustau também esteve na Copa do Mundo de 1990.

A partida é um suposto pagamento da CBF para os bolivianos pela morte do garoto Kevin Beltrán Espada de 14 anos durante a partida entre San José e Corinthians pela Copa Libertadores da América. Nas supostas negociações entre a CBF e a Conmebol com os bolivianos para reduzir a pena do time corintiano, os dirigentes da CBF teriam prometido levar a Seleção Brasileira gratuitamente para jogar naquele país como forma de minimizar a morte do torcedor e garantir a diminuição da pena da equipe brasileira.

 
Rainha da Inglaterra
 

21/03/2013 - Ser apontado em uma matéria como principal gestor da arbitragem brasileira além de ser motivo de piadas nos bastidores da arbitragem pegou de surpresa até mesmo o próprio Marcos Cabral Marinho.

O comandante da tropa de choque de São Paulo só foi apresentado a uma bola de futebol em 2005 quando devido às divisas em seu uniforme virou dirigente da arbitragem paulista. Mas se foi apresentado à bola, ao apito isso ainda não aconteceu, pois quem participa de uma palestra do ex-comandante do choque pode perceber rapidamente que além de não ter o dom da palavra, é praticamente zero os seus conhecimentos sobre a arbitragem. Tanto é que em todos os seus compromissos onde necessite falar de regras do futebol, leva seu escudeiro Roberto Perassi que ministra a palestra com sabedoria em seu lugar.

Mesmo estando há oito anos a frente da rica arbitragem paulista, não revelou nenhum árbitro e segundo comentários, as escalas seriam feitas por Arthur Alves Junior, que supostamente seria os olhos de Del Nero dentro da comissão.

Publicidade
 
Mais realista do que o rei
 

21/03/2013 - O árbitro paulista Rodrigo Braghetto mostrou como não se deve agir uma árbitro após sinalização de seu assistente. Na noite da ultima quinta-feira (20), o Mirassol perdeu por 2 a 1 para o Santos, na Vila Belmiro, partida do Campeonato Paulista.

O confronto estava empatada em 1 a 1 quando os donos da casa chegaram ao segundo gol, em um lance duplamente irregular. O impedimento foi assinalado por Leandro Matos Feitosa, mas Rodrigo Braghetto se sentindo mais importante do que o Rei, ignorou a marcação do bom assistente e confirmou o gol. No lance ocorrido aos 28 minutos do segundo tempo, no momento da conclusão, Patito Rodriguez estava em posição irregular - como já estava no momento do primeiro chute - e atrapalhando o goleiro, o que foi percebido pelo assistente. As imagens mostraram que Feitosa tinha a razão quando levantou a bandeira.

Difícil entender que mesmo tendo o auxilio de mais cinco árbitros fora do campo e com os extensivos treinamentos na pré-temporada, um árbitro experiente, com 16 anos de apito e já se aproximando do fim da carreira, venha tomar atitude que prejudica todos os envolvidos no espetáculo, inclusive ele que passou de aposta para árbitro mediano por atitudes como essa.

 
Pena mínima
 

18/03/2013 - A voadora que Sassá, jogador do Independente de Limeira, equipe da 3ª divisão Paulista deu no árbitro Maurício Antônio Fioretti, não passou em branco. O Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP) aplicou suspensão de 180 dias e uma partida ao zagueiro, pena considerada branda, pois os seis meses é a pena mínima do artigo que ele foi julgado.

O jogador que desferiu um golpe de lutador levando o árbitro a nocaute, foi julgado em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por "ofensa à honra de árbitros, assistentes ou demais membros" e "praticar agressão física durante a partida, assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido". A punição proíbe Sassá de disputar qualquer competição profissional.

 
Acordo entre ex-FIFA e ex-assistente Carioca
 

17/03/2013 - Terminou em acordo o processo movido pelo ex-árbitro FIFA Gutemberg de Paula Fonseca contra o ex-assistente carioca da CBF, Vinicius da Vitória Nascimento. A audiência de conciliação, instrução e Julgamento do processo No 0003921-18.2012.8.19.0203 ocorreu no ultimo dia 06/03 (quarta-feira), no 14º Juizado Especial Cível de Jacarepaguá no Rio de Janeiro.

A audiência ocorreu sob um clima amigável e após um breve dialogo entre as partes, ficou decidido pela desistência por parte do autor da ação (Gutemberg Fonseca) sem quaisquer ônus para o réu (Vinicius da Vitória). O ex-FIFA entrou na justiça contra o ex-assistente no inicio de 2012 por calunia, difamação e dano moral pedindo indenização pelas supostas declarações de Nascimento.

   
Troca-troca na crônica esportiva alagoana
 

11/03/2013 - O Radialista Paulo Lira esta de malas prontas. Após seis anos de Rádio Difusora, o simpático e competente gordinho está mudando de emissora. Ele aceitou o convite feito pelo coordenador da equipe esportiva da Gazeta AM, Waldemir Rodrigues.

A emissora é a mais tradicional e ouvida das Alagoas. O ótimo trabalho desenvolvido por ele na cobertura das noticias da Federação Alagoana de Futebol com destaque a arbitragem daquele estado, foi reconhecido e referendou a sua contratação pela emissora da organização Arnon de Mello, o maior complexo de comunicação do Norte-Nordeste.

 
Assistente FIFA sofre AVC
 

08/03/2013 - A árbitra assistente FIFA do Rio Grande do Sul, Tatiana Jacques Freitas, está internada em estado grave na UTI de um hospital de Porto Alegre, ela sofreu um AVC durante uma atividade física e se encontra hospitalizada para reparação de uma má formação venosa, o que deve ser realizado em  aproximadamente 15 dias. No momento, a assistente apresenta-se aparentemente lúcida e não esta recebendo visitas por determinação médica.

Tatiana tem 33 anos, formou-se árbitra em 2006, entrou na CBF no ano seguinte e na FIFA em 2012. É formada em educação física e foi eleita melhor assistente do campeonato gaúcho de 2010.

O Apitonacional deseja primeiramente que a jovem assistente restabeleça sua saúde plenamente e que consiga retornar sua carreira com naturalidade o mais rápido possível.

Publicidade
 
Balão de ensaio
 

06/03/2013 - Esta sendo orquestrada uma campanha por seguidores do ex-chefe do apito para emplacar o Paulista Sálvio Spínola Fagundes Filho na chefia da comissão de arbitragem da CBF. A campanha inclui donativos em espécie a um conhecido site de arbitragem chapa branca para que este alavanque a candidatura de Spínola. Porém, segundo uma fonte do Apitonacional, o nome do ex-FIFA sequer é cogitado pelos dirigentes da CBF.

Apesar de reconhecerem que o ex-FIFA tem na política o seu lado mais forte, os dirigentes o classificam como uma personagem passiva e que seria incapaz de cobrar quando necessário alguns dos medalhões do apito brasileiro. A intenção de ter o ex-FIFA na CA-CBF, tido como amigo do grupo seria supostamente para manter os privilégios conquistados por um seleto grupo que era próximo de Aristeu Tavares e que conseguiram designações internacionais e promoções importantes dentro da RENAF.

 
Persona non grata
 

06/03/2013 - A fase não anda boa para o aspirante FIFA Felipe Gomes da Silva, indignados com sua arbitragem da partida entre Londrina e Coritiba, no último domingo, no Estádio do Café, torcedores do Londrina criaram um abaixo-assinado contra o árbitro. Na petição pública contra os atos do apitador, os torcedores caracterizam a arbitragem da partida como “tendenciosa e com claro intento de beneficiar a equipe da Capital”.

Os alvicelestes também protestam contra a súmula do confronto, pois no documento, Felipe cita que foi agredido pelo zagueiro Gilvan e que um dos assistentes também teria recebido agressões do gestor da SM Sports, Sérgio Malucelli. Os torcedores pedem ao prefeito de Londrina uma expedição que decrete o árbitro como “persona non grata” no município, além de que medidas sejam tomadas junto às entidades do futebol, como Federação Paranaense de Futebol, CBF e FIFA.

 
Ex-FIFA enfrenta ex assistente CBF no tribunal
 

05/03/2013 - A audiência de conciliação, instrução e julgamento da ação onde o ex-arbitro FIFA Gutemberg de Paula Fonseca contra o ex assistente CBF Vinicius da Vitória Nascimento será realizada amanhã (06/03) as 14:30hs no Cartório do 14º Juizado Especial Cível Regional de Jacarepaguá (Processo No 0003921-18.2012.8.19.0203).

Gutemberg que não compareceu na primeira audiência no dia 07 de maio de 2012, move ação pedindo indenização a Vinicius por dano moral, calunia e difamação.

 
Noventa e cinco árbitros em campo no clássico Carioca
 

04/03/2013 - Dois momentos inusitados por parte do narrador Luis Roberto e do comentarista de arbitragem Arnaldo Cézar Coelho da Rede Globo marcaram a transmissão do clássico carioca Flamengo 0x2 Botafogo disputado no ultimo domingo (03) no Estádio do Engenhão no Rio de Janeiro.  No segundo tempo da partida, no lance em que o jogador Lodeiro do Botafogo derrubou o rubro negro Ibson na entrada da área botafoguense em lance não visto pelos cerca de 95 árbitros em campo segundo disse o narrador, Arnaldo disse que o árbitro tem o assistente, o árbitro de fundo e agora tem outra invenção que é mais um árbitro, desta vez colocado no lado oposto do assistente, que ganha para estar lá e que ele não sabe o que este está fazendo lá se todos eles juntos não vêem nada.

Já o narrador Luis Roberto, no lance em que Marcelo Matos corta dentro da área com o cotovelo a bola chutada ao gol por Rodolfo, diz em um primeiro momento que havia 59 juízes em campo e logo depois aumentou esse numero para 95 e mesmo assim o pênalti não foi marcado. Para terminar o narrador disse: “tem juiz atrás do gol, juiz do lado, bandeirinha do lado, impressionante, ninguém vê!”

 
Primeira polêmica
 

03/03/2013 - O árbitro Felipe Gomes da Silva que trocou a Federação do Rio do Janeiro pela paranaense este ano, aquele mesmo que foi defendido pela bandeirinha Lilian Fernandes Bruno no clássico carioca entre Flamengo e Fluminense pelo campeonato brasileiro de 2011,  nem bem chegou direito e já aprontou sua primeira polêmica no seu novo estado. Na final do primeiro turno do campeonato paranaense deste ano, partida disputada neste domingo (3) entre Londrina e Coritiba, o camisa 10 do Coxa fez o gol da vitoria e do titulo após um lance que provocou muita reclamação dos londrinenses. Em ataque do LEC, a bola bateu no peito do zagueiro Pereira. O time anfitrião acertadamente entendeu que teria sido mão e reclamou, mas o árbitro nada marcou. No contra-ataque, Alex bateu no canto para marcar.

Os jogadores do Londrina, inclusive reservas, cercaram o árbitro e protestaram, tendo inclusive a intervenção da policia que teve de entrar em campo para conter a confusão que durou cinco minutos e teve a expulsão do zagueiro Gilvan. Na seqüência, todo lance marcado contra o Londrina, os jogadores ironizavam o arbitro, mostrando toda a indignação. Fora a confusão, os londrinenses reclamaram três pênaltis não marcados. No final da partida os jogadores do Londrina voltaram a reclamar com a arbitragem que teve a proteção da policia para deixar a cidade.

Publicidade
 
Entrada criminosa
 

28/02/2013 - O violento pênalti sofrido por Ronaldinho Gaúcho na vitória do Atlético-MG por 5 a 2 sobre o Arsenal, na noite de terça-feira (26) em Sarandi na Argentina, pela Copa Libertadores, chamou a atenção de todos, principalmente pela passividade do árbitro Martin Vázquez que não mostrou cartão para o defensor.

A dureza da entrada do zagueiro Diego Braghieri, que deu uma "voadora" com ambas as pernas na canela direita do brasileiro, fez com que a Conmebol afastasse o apitador uruguaio por tempo indeterminado. A entidade Sul-americana finalmente esta mudando sua forma de punir a violência. As punições são bem vindas e mesmo que tardia, é melhor do que nunca!

 
O Rugido do Leão
 

27/02/2013 - Segundo informações, em outubro do ano passado, quando estava no auge do poder, quando julgava mandar em tudo e em todos, Aristeu Tavares supostamente teria entrado em contato com um diretor da Federação Pernambucana de Futebol pelo radio Nextel, pedindo que este indicasse um membro da CEAF/PE para participar do Curso de instrutor FIFA III. Pediu também que o indicado não fosse Salmo Valentim, por este não possuir qualificações exigidas para a função. Para infelicidade de Aristeu, Salmo estava na sala do dirigente e ouviu toda a conversa realizada no viva voz, fazendo então questão de participar do curso.

Durante as atividades na Granja Comary, Salmo que é conhecido pelo temperamento explosivo, questionou o chefe do apito dizendo a ele que tinha ouvido a conversa e que ele não mandava nas decisões da FPF. Aristeu pego de surpresa teria dito ao irritadíssimo ex-árbitro pernambucano que este tinha interpretado mal suas palavras.

 
Amizade credencia Reway para a FIFA em 2014
 

25/02/2013 - Corre um zum zum zum no meio da arbitragem, que o mato-grossense Wagner Reway é muito próximo (amigo) de Péricles Bassols, tanto que o FIFA carioca sempre convida Reway para apitar no famoso torneio dos endinheirados que se realiza todo ano na península mexicana de Cancun. Os apitadores, todos eles de alto nível, tem as mordomias e todas as despesas pagas e ainda recebem uma grana alta pela participação.

Informações dos bastidores dão conta que Reway por conta desta amizade e da aproximação de Bassols com Aristeu Tavares, já projeta seu 2014 na FIFA. Se for levado em consideração os critérios utilizados na lista da lista FIFA 2013, o Mato-grossense provavelmente estampará o escudo da entidade máxima em seu peito.

Outro que vem na esteira dessa amizade é Paulo César Farias, o escudeiro de Reway nas escalas, apareceu bem mais magro nos treinamentos de Goiânia, já prevendo grande oportunidade com sua entrada para o quadro de aspirantes. Como diria um ditado popular: "Para os inimigos a lei, para os amigos os benefícios da lei".

 
Arbitragem das finais da Taça Guanabara
 

25/02/2013 - A Ferj divulgou os nomes dos árbitros que concorrerão ao sorteio para os jogos das semifinais e da final da taça Guanabara (1º turno do campeonato carioca). O sorteio será na próxima quinta feira nos estúdios da radio Tupi.

Desta vez, acertadamente a entidade também informou as colunas em que cada apitador estará incluído evitando assim desconfianças e qualquer tipo de reclamações dos clubes. Na partida de sábado (02/03) entre Vasco e Fluminense, Luis Antonio Silva Santos concorrerá na coluna 1 e Rodrigo Nunes de Sá na 2. Já Flamengo e Botafogo no domingo (03/03) terá Péricles Bassols Pegado Cortez na coluna 1 e Grazianni Maciel Rocha na 2.

Na final que será disputada entre os dois vencedores da semifinal, Marcelo de Lima Henrique concorrerá na coluna 1 e Wagner Nascimento Magalhães na coluna 2.

 
Centenário
 

23/02/2013 - O árbitro Flavio Feijó de Omena atingiu uma marca histórica na arbitragem alagoana, na noite deste sábado (23) na partida CSA 3x1 CSE, ele apitou sua 103ª partida na primeira divisão. Este número deve aumentar, pois o “cabeça” – como é conhecido - tem 43 anos e só encerrará a sua carreira no final de 2014.

Curiosamente Flavio é primo de Gustavo Feijó, presidente da Federação Alagoana de Futebol e compadre de Hércules Martins, presidente da comissão de arbitragem, mas sua relação com ambos não é das melhores.

Ele formou-se árbitro em 1998 e é professor de português em Maceió. O Apitonacional parabeniza o apitador pela perseverança e pela dedicação a arbitragem.

Publicidade
 
Dicionário Aurélio no Kit árbitro
 

22/02/2013 - Na manhã de hoje (22) foram encerrados os trabalhos da CA-CBF com os árbitros em Goiânia. Como resultado final o único ganho foi para os dirigentes do apito que mais uma vez estiveram em uma capital do país a custo zero e ainda ganhando alguns trocados para o turismo. Já para a arbitragem houve mais perdas do que ganhos durantes os trabalhos, pois foi sentido a falta de estrutura e de organização condizente com a grandeza do evento, provando assim que a política toma lá da cá que a CBF faz com as federações, além de expor os árbitros, não trará nenhum tipo de ganho para dentro das quatro linhas.

Como informação inédita, a CA-CBF deverá incluir o dicionário Aurélio nos Kits dos árbitros quando estes tiverem palestras programadas com o Coronel do Apito (Aristeu Tavares), pois segundo reclamações dos próprios apitadores, Tavares esta se sentindo tão importante que para cada dez palavras que pronuncia, pelo menos em oito delas é necessário o pai dos burros (Aurélio) para que se entenda o significado das mesmas.

 
ANAF e árbitros lavam roupa suja em Goiânia
 

20/02/2013 - Os desorganizados treinamentos da elite da arbitragem brasileira continuam em Goiânia e irá até esta sexta-feira (22). Na terça, enquanto o alto comando se ausentava da concentração para degustarem um suculento Tucunaré - peixe da bacia Amazônica – de quase um metro de cumprimento, o presidente da ANAF, Marco Antonio Martins, realizou reunião com os árbitros que serviu para lavarem a roupa suja e o teor da reunião não foi nada amistoso.

Como não poderia ser diferente, os mais exaltados foram os afastados da FIFA – Carlos Berckenbrok e Dibert Pedrosa – e Wilson Seneme que de praticamente escalado para a Copa de 2014, viu seu castelo de areia sucumbir aos testes físicos e passou a ter duvida até mesmo na seqüência da carreira. Claro que Seneme quando estava em ascensão e apitando os principais jogos do país nunca reclamou e nem mesmo se preocupou com os problemas da categoria.

Os apitadores cobraram da ANAF uma maior participação desta com o comando da CBF em relação aos tratamentos, para eles desproporcionais, que vem recebendo desde que Aristeu Tavares assumiu o comando da arbitragem brasileira. Por sua vez, a ANAF cobrou de Nilson de Souza Monção - supostamente olheiro da CBF na comissão – um ajuste de rumo, melhor tratamento e respeito maior com seus filiados.

Monção afirmou que a única certeza que tem é que é Coronel do Exercito brasileiro, no mais, está momentaneamente como secretário e que ele e qualquer outro membro da CA-CBF só permanecerão no cargo enquanto tiverem a confiança de seus superiores. Também disse que os regulamentos e as determinações serão (?) cumpridas tanto pelos árbitros quanto pela comissão. Será???

 
A namorada do chefe
 

18/02/2013 - O vice presidente da CBF e presidente da FPF, Marco Polo Del Nero foi entrevistado pela “Folha” na semana passada (14), suas respostas evasivas pouco ou nada contribuíram para esclarecer alguns fatos no qual esteve diretamente envolvido. Mas contribuiu para manchar ainda mais a imagem da arbitragem brasileira, pois ao ser questionado sobre corrupção no futebol, o dirigente, ligou em sua resposta os homens do apito com a pratica do delito. “O ser humano é passível de corrupção. Tanto FPF como CBF criaram mecanismos para coibi-la, especialmente na arbitragem. Investimos em psicólogo, corregedoria e ouvidoria. Nos últimos dez anos, a arbitragem melhorou muito no âmbito nacional”- disse o dirigente.

Da cartolagem, grupo do qual faz parte, ligado a denuncias em vários estados do país, nada falou. Também foi evasivo ao falar da investigação na qual esteve envolvido feito pela Polícia Federal em novembro de 2012 - operação Durkheim resultou na busca e apreensão de documentos em sua casa -.

Del Nero precisou entregar seu computador Sony, o IPad e foi conduzido para a sede da PF para depor. Segundo disse, estava desconfiado que sua namorada, a apresentadora de televisão (Rede Vida) e ex-modelo Carolina Galan, 28 anos - 43 anos mais nova do que ele - supostamente o estaria traindo com um ex jogador de futebol e por isso contratou detetives particulares tendo gasto cerca de 8 mil reais para seguir a apresentadora.

 
Fala muito, corre pouco!
 

15/02/2013 - No inicio de janeiro, o Apitonacional esteve através do Blog do Marçal em Maceió-AL acompanhando os testes físicos dos árbitros e investigando denuncias sobre o “amigo teste”. Na ocasião, o quase quarentão Silvio Acioli, árbitro das antigas e que vive de lampejos do passado, foi reprovado nos testes e reagiu violentamente na rede social (Facebook) sobre a matéria em que ele é mencionado como ex-árbitros em atividade.

No ultimo dia 07 de fevereiro, ocorreu o reteste e para provar mais uma vez o que foi noticiado, Silvio Acioli novamente foi reprovado, o que só confirma mesmo contra sua vontade que é um ex-árbitro em atividade. Silvio foi um bom árbitro tecnicamente falando, mas um desastre fisicamente ao longo de sua carreira.

Também no Facebook, comentou que estava na porta da desistência, pronto para encerrar a carreira e que só não o fez devido à força vinda de familiares e amigos, mas para o seu bem, para não ser motivo de chacotas e para preservar sua historia no futebol alagoano, já deveria ter parado. Pelo visto, ainda não percebeu que a arbitragem assim como o futebol mudou muito, que hoje não tem lugar para árbitro com idade avançada e aparentando uma suposta obesidade que o coloca fora dos padrões admitidos na arbitragem.

A arbitragem evolui, mas Silvio Acioli ficou parado no tempo e quem diz isso é sua expressão corporal e seus índices físicos.

 
Coronel amarelou
 

13/02/2013 - Nos bastidores da arbitragem corre a informação que o Coronel do apito Aristeu Leonardo Tavares teria se recusado a dar a noticia ao seu amigo Dionísio Roberto Domingos de que este teria sido afastado da função de secretario da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF.

A notificação ficou então a cargo de Sérgio Corrêa que supostamente teria sido traído por Domingos quando este teria tramado assumir a Conaf em substituição ao amigo que o tinha trazido para a CBF. Dionísio teria caído quando supostamente chegou ao comando da CBF que ele andava afirmando pelos quatro quantos do país ser o verdadeiro chefe do apito brasileiro e quem fazia as escalas cabendo a Aristeu Tavares apenas a  função de dar entrevistas e atender a imprensa.

Publicidade
 
ANAEB promete barulho
 

12/02/2013 - A ANAEB – Associação Nacional dos Ex-árbitros do Brasil – promete entrar firme na briga pela defesa dos árbitros brasileiros.

Segundo seu Presidente, Wagner Tardelli Azevedo, a entidade deverá ocupar o lugar vago desde que os dirigentes da ANAF - Associação Nacional dos Árbitros de Futebol - supostamente teriam deixado de cobrar a CBF em troca de cargos de assessores e em comissões de arbitragens. Segundo disse ainda Wagner Tardelli, ele se credenciou durante os vários anos que atuou como árbitro FIFA e que não mantém nenhum vinculo com a CBF se tornando totalmente isento para cobrar e reivindicar em nome dos apitadores.

Uma das cobranças prometida será uma resposta do comando da CBF pelas medidas sem base legal e que afrontam o RGA tomadas por Aristeu Tavares. Segundo Tardelli, caso a CBF não responda, interpelara os dirigentes no STJD inclusive cobrando a troca supostamente irregular no quadro da FIFA de Dibert Pedrosa por Rodrigo Figueiredo.

 
Sem compromisso
 

12/02/2013 - Em contato com o Apitonacional, árbitros, ex-árbitros e dirigentes da arbitragem brasileira entendem que houve um piora na arbitragem desde a troca de comando na comissão de arbitragem da CBF. Eles citaram os vários erros cometidos pela dupla Aristeu-Dionísio como fator fundamental no retrocesso do apito, entre eles árbitros escalados em jogos seguidos, apitadores escalados em partidas onde movia processo contra dirigente de uma das equipes, falta de critérios nas promoções dos árbitros e um suposto favorecimentos a árbitros ligados a FERJ e as Federações rebeldes.

Eles também entendem que a situação não deve melhorar em um futuro próximo, devendo continuar abaixo do esperado com tendência de aumentar os erros dos apitadores. O comando da CBF afastou Dionísio Domingos tentando dar um recado e enquadrar Aristeu Tavares, mas a medida não surtiu o efeito desejado.

Os dirigentes da entidade já não sabem mais o que fazer para trazer tranqüilidade de volta ao setor e já sinalizam mudanças nos bastidores, pois segundo o presidente José Maria Marin, ele não tem compromissos com ninguém que não tenha sido pelo voto. Este início de 2013 promete, muitos apostam que o coronel do apito não chega ao final do brasileiro.

 
Pendurou o apito
 

11/02/2013 - No final de janeiro, o árbitro Robson Martins Ferreira, destaque da arbitragem maranhense anunciou sua aposentadoria. O apitador de 40 anos alegou falta de oportunidade a nível nacional e por já não tem mais motivação para trabalhar em jogos locais.

Robson é tido por muitos como o melhor árbitro do Maranhão, tendo sido eleito varias vezes o melhor daquele estado. Ele fazia parte do quadro da CBF desde 2009.

O agora ex-árbitro se formou em Educação Física e pretende seguir carreira exclusivamente na nova profissão.

 
Pedra no caminho
 

10/02/2013 - A inclusão do árbitro adicional atrás do gol de pouco tem ajudado a arbitragem pelo mundo. Desde que foi implantada a experiência há cerca de três anos, ainda não ocorreu um lance onde sua atuação tenha salvado a arbitragem.

A forma implantada limita a atuação e os poderes do apitador de fundo que se tornou um inoperante fiscal de trave, pois ele não tem ouvidos, boca e nem gestos, se limitando a dar saltinhos ridículos pelo qual aponta os tiros de meta e de canto.

O choque entre o atacante Sheik do Corinthians e o adicional Marcelo Rogério mostrou que o adicional além de não ter serventia nenhuma na partida, ainda pode ser uma pedra no caminho dos jogadores e ocasionar trombadas como a ocorrida na partida Corinthians x São Caetano pelo paulistão 2013 para a ira do atacante que disse “não servem pra nada além de poder nos machucar como nesse lance”.

O choque foi inevitável pela proximidade do fiscal de trave e causou profundo corte e três pontos cirúrgico próximo do olho do atacante e uma noite no hospital para o adicional que sofreu lesão na coxa.

 

Voltou atrás

 

05/02/2013 - O presidente da Comissão de Arbitragem de Alagoas, Hércules Martins de bobo não tem nada. O dirigente proibiu que os árbitros permitissem tempo técnico durante as partidas do campeonato alagoano e ameaçou com sanções os árbitros que desrespeitassem a determinação. A reação dos dirigentes e da imprensa foi dura e imediata, pois as partidas diurnas do alagoano tem inicio as 15:15hs com temperatura entre 36º e 38º podendo chegar à casa dos 40º ou mais.

A paralisação da partida é uma forma de reidratar e amenizar o desgaste físico dos atletas. Com a repercussão negativa, Martins declarou aos jornais que essa atribuição era dos árbitros tentando esconder que a proibição tinha sido por sua determinação e assim se esquivar da responsabilidade do seu ato. Mas bastou que a circular 002/2013 fosse tornada publica para ele recuar, voltar atrás e autorizar a reidratação dos envolvidos na partida.

Publicidade
 
Baixa qualidade
 

04/02/2013 - A briga entre a Liga do Nordeste e a CBF por conta do patrocínio da SKY nas mangas das camisas dos árbitros resultou na baixa qualidade nos uniformes dos apitadores. Os árbitros receberam da Liga, duas camisas dois calções e dois pares de meios de baixíssima qualidade. E

les reclamam que no calor intenso do nordeste, o material acumula liquido (suor) em excesso e causa terrível cosera que pode interferir até mesmo no desempenho de quem está apitando. Nem mesmo uma liga amadora de 5ª categoria teria coragem de vestir seus árbitros com material de tão baixa qualidade. Uma vergonha!

 
Não saiu do papel
 

03/02/2013 - As Federações de São Paulo, Goiás, Pernambuco, Alagoas, Bahia e Ceará acertaram um intercâmbio de árbitros nos campeonatos estaduais deste ano. O acordo foi firmado no dia 18 de janeiro na sede da Federação Paulista de Futebol. O objetivo é uniformizar o padrão de arbitragem nesses estados.

Os clubes mandantes arcarão com as taxas e as despesas de viagem dos árbitros e não poderão recusar um árbitro de fora. Perguntado, Salmo Valentim, chefe do apito em Pernambuco disse que a idéia foi de Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana, mas que não tinha detalhes do acordo e não poderia explicar como ocorreria o intercâmbio. Para Salmo, o intercâmbio é positivo, pois todos os estados passariam a ter mais opções para os jogos nos seus campeonatos.

Quase vinte dias se passaram e o acordo ainda não foi colocado em prática em nenhum estado, pois a CEAF Paulista não vê com bons olhos ter árbitros polêmicos e sem qualidades técnicas como Nielsen Nogueira Dias apitando no seu estadual.

 
Centauro renova com a Penalty
 

26/01/2013 - A Centauro, maior rede de lojas de produtos esportivos da América Latina, estará mais uma vez nas principais competições de futebol do continente: Copa Libertadores, Copa Sul-Americana e Recopa Sul-Americana. A empresa renovou acordo com a Penalty, fornecedora de uniformes de arbitragem da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), e terá sua marca estampada pelo terceiro ano consecutivo nos uniformes dos 400 árbitros que apitarão os campeonatos organizados pela entidade em 2013.

A Penalty que também subloca o espaço nas camisas dos árbitros da CBF (Embratel (21) e SKY), mantém contrato com a Centauro desde 2009, quando pela primeira vez a rede de lojas patrocinou os uniformes dos árbitros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nos campeonatos nacionais das Séries A, B, C e na Copa do Brasil. Só na Copa Libertadores, a logomarca da rede terá exposição em 234 jogos das 38 equipes da competição.

 
Corregedoria de olho!
 

25/01/2013 - A Corregedoria de Arbitragem da CBF esta preocupada com o nível, com a carga horária e com as mensalidades pagas pelos alunos nos cursos de árbitros realizados pelas Federações. Nesse sentido, o corregedor Edson Rezende de Oliveira solicitou as 27 entidades estaduais que enviem dados dos dois últimos cursos realizados até o próximo dia 15 de fevereiro.

A corregedoria constatou a disparidade entre os cursos realizados pelos estados e a criação de mais uma fonte de recursos para os dirigentes através das mensalidades pagas pelos alunos diretamente a eles. Foi constatado que em São Paulo, o aluno leva dois anos para ser diplomado enquanto em Alagoas onde não existe nem mesmo uma escola constituída, o aluno vira árbitro após alguns meses de sala de aula.

 
Logo da SKY vetado
 

23/01/2013 - A Copa do Nordeste, competição que esta sendo realizada pela 10ª vez com 16 clubes daquela região, volta a ter apoio da CBF após longa demanda judicial. Assim, como na edição anterior (2010), a empresa TopSports - proprietária da marca "Esporte Interativo" - está transmitindo os jogos e detém todos os direitos de mídia e de propaganda da competição nos estádios.

Até a 3ª rodada, os árbitros usaram uniformes da Penalty com logo publicitário da SKY nas mangas. A Liga do Nordeste decidiu que os apitadores usarão camisas de outra marca e sem o logo da concorrente da Esporte Interativo, mesmo contra a vontade da CBF que queria manter a Penalty.

A Liga já enviou as novas camisas que serão usadas obrigatoriamente a partir da 4ª rodada.

Publicidade
 
Reizinho vaiado!
 

22/01/2013 - O presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim de Pádua Peixoto Filho - também conhecido como reizinho barriga verde – recebeu uma sonora vaia na Arena Joinville no ultimo domingo (20) quando entrou em campo antes da partida Joinville x Chapecoense para homenagear o árbitro José Acácio da Rocha (41 anos) que se despedia da arbitragem na ocasião para se dedicar a política.

Delfim tem 72 anos de idade dos quais 28 como presidente da FCF de onde garante só sair em 2015. Foi Deputado Estadual, é bacharel em direito e costuma trabalhar nos bastidores em favor dos dirigentes da CBF, não importando a causa e nem quem seja o presidente!

 
O rei do DVD
 

19/01/2013 - A CBF lançou um DVD de mídia interativa nos mesmos moldes dos lançados pela FIFA todos os anos com lances dos seus campeonatos para uso de seus instrutores de arbitragem pelo mundo. O da CBF foi montado com lances do brasileirão 2012.

O árbitro alagoano Francisco Carlos do Nascimento - o Chicão - é o que mais aparece em lances onde toma decisões que os instrutores orientam como decisões erradas. O alagoano foi eleito pelos árbitros e instrutores como o rei do DVD, por causa da quantidade de tópicos com decisões equivocadas tomadas por ele.

 
Ultimo ano
 

18/01/2013 - Aos 45 anos de idade e após 15 anos de carreira trabalhando no futebol profissional, o árbitro mineiro Alicio Pena Junior pena para encerrar sua carreira no apito de forma digna. Boicote por parte da nova comissão de arbitragem da CBF e insucessos em testes físicos fez com que 2012 fosse esquecido rapidamente pelo ex-árbitro FIFA.

No ultimo dia 16/01, 35 árbitros e assistentes, nove da CBF, passaram por um puxado teste físico na excelente pista de atletismo da PUC, em Belo Horizonte a fim de se tornarem aptos a participar do campeonato mineiro, que começará no dia 2 de fevereiro. Seis foram reprovados, a comissão nada transparente e na contra mão da historia não divulgou os nomes, mas entre eles está Alicio que parou no oitavo tiro de 150 m por cansaço.

Ele volta de um processo de lesão e acredita que com mais um período de treinamento, deve passar no reteste daqui a 30 dias.

 
Nomeado
 

18/01/2013 - O ex-árbitro assistente FNF/CBF Eduardo Lincoln Neves, foi nomeado membro e assessor de arbitragem da Comissão de Árbitros do Rio Grande do Norte. Neves atuou por 16 anos na arbitragem no qual 14 deles no quadro da CBF, sendo um dos melhores assistentes que o Rio Grande do Norte já teve.

Eduardo encerrou sua carreira no final de 2011 e hoje atua como coordenador e instrutor da Escola de formação de Árbitros de futebol do RN (EFAF/RN). Agora nomeado para fazer parte da CEAF, junta-se a outros grandes nomes da arbitragem Potiguar.

 
Balança e pode cair!
 

17/01/2013 - Informações dão conta que o presidente da comissão de arbitragem do Distrito Federal, Luciano Almeida está prestes a deixar o cargo. O chefe do apito candango teria sido desrespeitado em sua decisão pela FBF que acatou ordens dos clubes para mudar o sistema de sorteio dos árbitros.

Embora o presidente CDAF tenha planejado fazer o sorteio usando as colunas 01 e 02, semelhantemente ao realizado pela CA-CBF, na hora ocorreram varias atrocidades, com discussão e dedo em riste que quase chegaram a vias de fato. Os ânimos foram acirrados pelo dirigente do Ceilândia-DF, conhecido por "Beni", com apoio do Vice-Presidente da FBF.

As pessoas presentes no sorteio, que deveriam apenas observar, demonstram claramente uma provável "armação" e "virada de mesa" contra o atual presidente Luciano Almeida, ex-árbitro FIFA, respeitado e com vários jogos da série A do brasileiro e partidas internacionais.

Publicidade
 
Nos tribunais
 

18/01/2013 - O ex-árbitro FIFA, Gutemberg de Paula Fonseca esteve na tarde de ontem (17), na 42ª DP que fica no recreio dos bandeirantes, um luxuoso bairro de classe alta do Rio de Janeiro. 

Segundo informações, o ex-árbitro teria sido intimado para prestar esclarecimentos para a delegada Adriana Cardoso sobre denuncia feita pelo ex-assistente do quadro carioca, Marçal Mendes ao Ministério Publico Federal. Nas denuncias ao MP, o ex-assistente teria acusado Gutemberg de falsificação de documento, uso não autorizado do selo do MP e quebra de sigilo de e-mail.

Acusações que segundo informações teriam sido ratificada na manhã de ontem quando Marçal Mendes também prestou depoimento na mesma Delegacia.

 
FIFA decide

 

16/01/2013 - A FIFA já decidiu que no Mundial da Rússia em 2018,  a idade limite para árbitros e assistentes será de 42 anos. Para o Qatar em 2022, ela trabalha com limite de 40 anos. A entidade deverá anunciar esta decisão após a Copa do Mundo de 2014. Também definiu que anunciara até o mês de abril do próximo ano a lista dos árbitros que trabalharão na copa do Mundo. Até lá, os apitadores serão testados em vários campeonatos e passarão por todos os tipos de testes qualificatório.

O Brasil tem três árbitros que brigam pela indicação, Sandro Ricci soube usar da política e é o favorito para ficar com a vaga mas o paranaense-catarinense Heber Lopes corre por fora. Já o gaúcho Leandro Vuaden perdeu força devido sua falha no ultimo teste físico do qual participou.

Se confirmada a indicação de Ricci, o Brasil manterá a tradição de enviar para Copa do Mundo árbitros polêmicos e que não são unanimidade no país.

 
Na justiça!

 

14/01/2013 - A CBF aproveitou uma brecha na lei e criou a Escola Nacional de Arbitragem sob presidência de Sérgio Corrêa. A ANAF – entidade dos árbitros – através de seu presidente Marco Martins promete acionar a justiça questionando a competência nesse assunto da entidade carioca. Mas tudo pode ficar só na promessa, pois os dirigentes da entidade dos árbitros por estarem umbilicalmente ligados a CBF (assessores e dirigentes de Ceafs), não tem força para brigar com um inimigo poderoso.

Bem diferente do ocorrido na ultima assembléia da ANAF realizada em São Paulo quando brecou uma tentativa nesse sentido e fez uma verdadeira caça as bruxas em cima dos dirigentes favoráveis a medida, entre eles Ciro Camargo do RS e Hércules Martins da AL.

 
Substituído

 

13/01/2013 - No ultimo sábado (12/01), o Corinthians enfrentou e venceu por 4x2 a equipe do União São João em Araras, partida valida pela 3ª rodada da 1ª fase da Copa São Paulo de Futebol Juniores. Um lance inusitado ocorreu na partida, o árbitro Antonio Rogério do Prado sentiu lesão na panturrilha direita e foi substituído pelo quarto árbitro, Carlos Henrique Faria. 

Prado tem 41 anos de idade e faz parte do grupo especial do ranking, considerado elite da arbitragem paulista. Já Faria tem 32 anos e faz parte do grupo 4 do complicado e inacessível ranking dos árbitros paulistas.

   
Entregou o cargo

 

13/01/2013 - Após ser eleito vereador pelo PSDC na cidade de Belo Horizonte com 7907 votos, Juliano Lopes Lobato, ex-árbitro, entregou o seu cargo de diretor da Comissão de Arbitragem de Minas Gerais. Ele será substituído pelo também ex-árbitro Rogério Pereira da Costa.

Juliano Lobato seguirá como assessor de arbitragem da FMF e da CBF.


Fechar

Publicidade

Copyright © 2009 -2021     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade