Campeonato Carioca sob suspeita de manipulação

Ministério Público do Rio determina que Delegacia de Repressão a Crimes de Internet investigue denúncias de árbitros de que há manipulação dos resultados

 
20/10/2011 - A Central de Inquéritos do Ministério Público Estadual determinou que a Delegacia de Repressão a Crimes de Internet (DRCI) assuma as investigações das suspeitas de manipulação de resultados de jogos do Campeonato Carioca de futebol.

Conforme noticiado nesta quarta-feira, na coluna ‘Informe do DIA’, o MP apura acusações feitas há cerca de dois meses, por dois ex-árbitros que decidiram denunciar o esquema.

Inicialmente, as denúncias foram feitas à Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e Defesa do Consumidor, mas na terça-feira foram transferidas para a Central de Inquéritos.

Ex-arbitro denunciando o esquema na TV Record

Segundo entrevista à ‘Rede Record’, em setembro, dois ex-árbitros contaram que a manipulação aconteceria com mais frequência nos resultados das séries de acesso do campeonato, desde 2006.

“Se tiver pênalti duvidoso, ele marca para um time (que está no esquema), uma falta duvidosa na entrada da área, ele marca”, afirmou um ex-jarbitro na entrevista: “Hipocrisia falar que não tem esquema, para subir, para descer, para ganhar campeonato”.

Apontado como maior prejudicado pelo suposto esquema, o América quer respostas. “Recebi a denúncia com indignação e queremos apuração desses fatos pela própria Federação (de Futebol do Rio) e que o MP também faça sua parte”, lamentou Vinícius Cordeiro, presidente do clube rubro, em entrevista a O DIA nesta quarta-feira. O time afirma ter sido prejudicado pela não marcação de um pênalti, na final da Taça Guanabara, em 2006. O presidente da Ferj, Rubens Lopes, disse que já solicitou à Justiça uma investigação dos fatos

Histórico de esquemas no Brasil e fora

Na Itália, a relação entre Internet e jogos de futebol já foi alvo de diversas investigações. A mais recente, deste ano, levou 16 pessoas para a cadeia, acusadas de envolvimento no esquema que beneficiava apostadores de bolões pela Internet.

Se comprovadas as suspeitas no Carioca, este não será o primeiro caso de fraude no futebol brasileiro. Em 2005, 11 partidas da Série A do Brasileirão foram anuladas por suspeitas de venda de resultados. Na ocasião, um juiz chegou a ser preso e acabou expulso do quadro de árbitros brasileiros pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

Por: Gabriela Moreira e Rafael Paiva - O Dia

Envie esta página a um amigo!


Fechar

Publicidade

 

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Copyright © 2009 -2011     www.apitonacional.com.br ® Todos os direitos reservados

Publicidade